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dc.contributor.authorMussato, Rafael de Lima, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Camila Silveira da, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacionalpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-05T14:19:53Z
dc.date.available2021-05-05T14:19:53Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66434
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI. Defesa : Curitiba, 12/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 197-208pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma Sequência Didática de Química Orgânica pautada na Metodologia Cooperativa, junto aos educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Almirante Tamandaré/PR. Os conteúdos químicos que nortearam esse trabalho foram as Funções Orgânicas Oxigenadas. A temática possibilitou discutir situações relacionadas ao uso dessas Funções no dia a dia dos estudantes, bem como nomenclaturas, fórmulas moleculares e suas propriedades. A opção pela utilização da Metodologia Cooperativa pautou-se no fato de ser uma metodologia de ensino que favorece o desenvolvimento do trabalho pedagógico com a participação ativa dos educandos, promovendo não apenas a construção do conhecimento, mas também o desenvolvimento das competências sociais. O estudo foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituídos a partir do desenvolvimento de uma Sequência Didática com a temática Funções Orgânicas Oxigenadas. Primeiramente, foi realizada uma análise de cada aula elaborada a partir da Metodologia Cooperativa e do Método Jigsaw. A partir dos resultados foram estabelecidas as categorias a priori: interdependência positiva; responsabilidade individual e de grupo; interação frente a frente; desenvolvimento de competências sociais e avaliação do processo do grupo. Ao final de todas as aulas foi realizado um Grupo Focal na qual emergiram categorias a respeito das percepções dos alunos sobre a metodologia aplicada. Os resultados permitiram evidenciar as potencialidades associadas à implementação desta metodologia. O processo de resultado das aulas forneceu subsídios para concluirmos que, de fato, esta metodologia contribuiu para a apropriação dos conceitos químicos e apresentou indícios de que as discussões relacionadas à temática da Química Orgânica propiciaram mudanças de percepção dos alunos em relação ao ensino de Química. Ainda, essa pesquisa resultou no desenvolvimento de um produto educacional, um manual com uma Sequência Didática sobre as Funções Orgânicas Oxigenadas Álcool, Fenol, Aldeído, Cetona, Éter, Éster e Ácido Carboxílico. Palavras-chave: Método Jigsaw. Ensino de Química. Atividades em grupo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aimed to analyze the possibilities and limits of a Didactic Sequence of Organic Chemistry based on the Cooperative Methodology, with students from the 3rd year of high school at a state school in Almirante Tamandaré / PR. The chemical contents that guided this work were the Oxygenated Organic Functions. The theme made it possible to discuss situations related to the use of these Functions in the students' daily lives, as well as nomenclatures, molecular formulas and their properties. The option to use the Cooperative Methodology was based on the fact that it is a teaching methodology that favors the development of pedagogical work with the active participation of students, promoting not only the construction of knowledge, but also the development of social skills. The study was developed based on participant qualitative research. The data were constituted from the development of a Didactic Sequence with the theme Oxygenated Organic Functions. First, an analysis of each class was carried out based on the Cooperative Methodology and the Jigsaw Method. From the results, the a priori categories were established: positive interdependence; individual and group responsibility; face-toface interaction; development of social skills and evaluation of the group process. At the end of all classes, a Focus Group was held in which categories emerged regarding students' perceptions of the applied methodology. The results showed the potential associated with the implementation of this methodology. The class result process provided subsidies to conclude that, in fact, this methodology contributed to the appropriation of chemical concepts and presented indications that the discussions related to the theme of Organic Chemistry led to changes in students' perception regarding the teaching of Chemistry. Still, this research resulted in the development of an educational product, a manual with a Didactic Sequence on Oxygenated Organic Functions Alcohol, Phenol, Aldehyde, Ketone, Ether, Ester and Carboxylic Acid. Keywords: Jigsaw method. Chemistry teaching. Group activities.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (224 p.) : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleMetodologia cooperativa no ensino de química : possibilidades e limites de uma sequência didática sobre funções orgânicas oxigenadas com estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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