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dc.contributor.authorAndrukiu, Alcimara Meira Gonçalves, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherTeixeira, Salete Kozelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-14T13:21:39Z
dc.date.available2021-12-14T13:21:39Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66411
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Salete Kozel Teixeirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 05/12/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O turismo é um fenômeno que está relacionado com o deslocamento de pessoas. Para equalizar as exigências dos turistas com a realidade dos lugares turísticos são envolvidas diversas organizações e profissionais. Todavia, os espaços em que ocorre o turismo muitas vezes coincidem com os espaços de vida de seus residentes, os quais podem dotar esses espaços de valores simbólicos e de afetividade. Desta forma, é essencial conhecer a compreensão que as pessoas que vivem nesses espaços considerados turísticos têm sobre o turismo. Assim, a partir dos aportes teóricos e metodológicos da Teoria das Representações Sociais, do Turismo e da Geografia Cultural propõe-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo objetivo é desvelar a representação social que os residentes de Antonina possuem sobre o desenvolvimento do turismo no município. Além de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, foram empregadas a observação participante e entrevistas semiestruturadas com residentes em Antonina. Foram entrevistadas pessoas não relacionadas diretamente às atividades turísticas e pessoas cuja atividade profissional está vinculada ao turismo. Os resultados obtidos com a pesquisa empírica permitem afirmar que os moradores apreciam o local em que vivem, transformando-o em lugar e em lar. O planejamento da atividade turística acontece tanto em nível local quanto em nível regional. Porém, a maioria dos planos existentes demonstra que as discussões acontecem de maneira restrita, envolvendo majoritariamente equipes técnicas e representantes do trade turístico. Também foi possível verificar que os antoninenses reconhecem que o município apresenta atrativos turísticos e se mostram favoráveis ao desenvolvimento da atividade devido à sua capacidade de geração de renda e emprego. Por fim, os entrevistados revelaram que desejam ver a prosperidade da cidade, seja por meio das atividades portuárias, seja por meio do turismo. Palavras-chave: Representação social do Turismo. Turismo e residentes. Lugar. Antonina (Paraná, Brasil).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Tourism is a phenomenon that is related to the displacement of people. In order to equalize the demands of tourists with the reality of tourist places, many different organizations and professionals are involved. However, the spaces in which tourism occurs often coincide with the living spaces of its residents, which can provide these spaces with symbolic values and affection. Thus, it is essential to know the understanding that people living in these spaces considered touristic have about tourism. Thus, based on the theoretical and methodological contributions of the Theory of Social Representations, Cultural Geography and Humanist Geography, it is proposed a qualitative approach research, whose objective is to unveil the social representation that people residing in Antonina have about tourism development in the city and how they interact with the space in which they live. In addition to bibliographic research and documentary research, participant observation and semi-structured interviews with residents of Antonina were used. Were interviewed people not directly related to tourism activities and people whose professional activity is linked to tourism. The results obtained with the empirical research allow us to affirm that the residents appreciate the place where they live, transforming it into place and home. Tourism planning occurs at both the local and regional levels. However, most of the existing plans demonstrate that the discussions take place in a restricted method, involving mostly technical teams and representatives of the touristic trade. It was also possible to verify that the antoninenses recognize that the city has touristic attractions and are favorable to the development of the activity due to its capacity to generate income and employment. Finally, the interviewees revealed that they want to see the city's prosperity, either through port activities or through tourism. Keywords: Social Representation of Tourism. Tourism and residents. Place. Antonina (Paraná, Brazil).pt_BR
dc.format.extent205 p. : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCultura e turismopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleA interação dos residentes com o espaço e a representação social do turismo a partir da ótica dos antoninensespt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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