• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016045P7 Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Serious game sobre cirurgia segura : tecnologia educacional para profissionais de enfermagem de nível médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA PAULA MAGALHAES DE ABREU DE GIACOMO.pdf (68.49Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Giacomo, Ana Paula Magalhães de Abreu de, 1987-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Trata-se de pesquisa metodológica para o planejamento e desenvolvimento de um serious game referente à segurança do paciente, especificamente da cirurgia segura, para profissionais de enfermagem de nível médio. Justifica-se pelo fato de que é de conhecimento geral que eventos adversos relacionados a cirurgia são uma preocupação em hospitais de todo o mundo, e que os profissionais de saúde devem assumir seu papel nos processos que envolvem a segurança do paciente neste cenário, e contribuir para prevenir e mitigar sua ocorrência. No entanto, abordagens tradicionais de capacitação em saúde deixaram de ser bem-sucedidas em auxiliar as organizações de saúde e a seus profissionais a alcançarem esse objetivo principal. Assim, propõe-se o uso de um serious game como uma estratégia educativa inovadora sendo um recurso adicional para a qualificação desses profissionais. Planejado para ajustar as diretrizes do Ministério da Saúde brasileiro à realidade do ambiente hospitalar, contou com um grupo de trabalho multidisciplinar composto por analistas de sistemas, designer de jogos e enfermeiros, que definiram o conteúdo a ser abordado. Para o desenvolvimento do serious game, questionários pré e póstestes foram elaborados, com foco nos assuntos a serem incluídos nos roteiros do jogo, que por sua vez, tiveram como base os objetivos educacionais traçados para o jogo, à luz da literatura. No jogo, a personagem controlada pelo jogador, técnica de enfermagem, precisa demonstrar conhecimento e habilidades interpessoais importantes para que as etapas de uma cirurgia segura sejam executadas na sua prática profissional. Palavras-chaves (DeCS): Segurança do Paciente. Educação em Saúde. Informática em Enfermagem. Tecnologia Educacional. Educação Continuada.
     
    Abstract: This is a methodological research on the planning and development of a serious game about patient safety, specifically safe surgery, for mid-level nursing professionals. It is justified by the fact that it is well known that adverse events related to surgery have become a concern in hospitals around the world, and that health professionals should assume their role in the process of patient safety and then contribute to prevent and mitigate its occurrence. However, traditional approaches to health training are no longer successful in helping health organizations and their professionals achieve this primary goal. Thus, it is proposed to use a serious game as an innovative educational strategy and an additional resource for the qualification of these professionals. Planned to adjust the guidelines of the Brazilian Ministry of Health to the reality of the hospital environment, it counted on a multidisciplinary work group composed of system analysts, game designers and nurses, who defined the content focus. For the development of the serious game, pre and post-test questionnaire were developed to build the scripts of the cases based on the educational objectives set for the game, in light of the literature. In the game, the character controlled by the player, a nursing technician, needs to demonstrate knowledge and core interpersonal skills for that stages of safe surgery be performed in her professional practice. Key-words (DeCS): Patient Safety. Health Education. Nursing Informatics. Educational Technology. Continuing Education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/66329
    Collections
    • Dissertações [341]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV