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dc.contributor.advisorMamedes, Clayton Rosa, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Montechiari e, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-20T13:41:13Z
dc.date.available2021-12-20T13:41:13Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65888
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Clayton Rosa Mamedespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 20/09/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 91-94pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem com o objetivos: (1) definir e analisar o problema com posicional da ergodicidade - também conhecido com o stasis ou silêncio estrutural - que afeta a apreensão formal e a distinção de elem entos hierárquicos no decurso de um a peça musical; (2) propor uma abordagem prática à solução do problema, implementada em um programa de computador dedicado à geração automatizada de peças musicais. As principais referências que fundam entam esta investigação são a periodicidade generalizada de Henri Pousseur e as gestalts tem porais de James Tenney. A partir dessas referências, investiga-se a modulação do material por de funções periódicas de período curto - o que estabelece um caráter contínuo ao desenvolvimento musical e promove a direcionalidade. Em seguida, promovem -se rupturas nessa continuidade, de maneira a destacar regiões que se tornam pontos de referência para a percepção estrutural da forma musical. Palavras-chave: Com posição algorítmica. Forma musical. Espaço musical. Silêncio estrutural. Ergodicidade. Periodicidade generalizada. Gestalt temporal.pt_BR
dc.description.abstractAbstract:The present work has as its objectives: (1) to define and to analyse the compositional problem of ergodicity - also understood as stasis or structural silence , which influences the com prehension of form, as well as the discrimination of hierarchical elements in the course of a musical piece; (2) to propose a practical approach to the solution of the problem , and implement it in a computer program dedicated automatized generation of musical pieces. The main references that support the investigative process are the generalized periodicity by Henri Pousseur and the temporal gesta lts by James Tenney. From th is theoretical standpoint, we investigate the prospect of composing with continuity and discontinuity. Our practical approach includes the modulation of the material based on short term periodical functions - in order to establish directionality and a continuous character to the musical development. Then, we promote the segmentation of this continuity, in order to highlight regions that become referential points to the structural perception of musical form. Keywords: Algorithmic composition. Musical form. Musical space. Structural silence. Generalized periodicity. Ergodicity. Temporal gestalt.pt_BR
dc.format.extent104 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectComposição musical por computadorpt_BR
dc.subjectForma musicalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleEstruturação musical algorítmica : reflexão crítica e implementação de método compositivopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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