• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016005P5 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia)
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016005P5 Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia)
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Atividade sazonal e efeito de inseticidas sobre Calosoma granulatum Perty, 1830 (Coleoptera : Carabidae) na cultura da soja (Glycine max (L.) Merrill)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - AMARILDO PASINI.pdf (4.434Mb)
    Data
    1990
    Autor
    Pasini, Amarildo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Pava avaliar a influência de fatores bióticos e abióticos na abundância de Calosoma granulatum Perty 18300 (Coleoptera : Carabidae), estudou- se durante os anos agrícolas de 1986/87 e 1987/88 a atividade sazonal, o efeito de inseticidas e a influência do sistema de plantio sobre o predador, utilizando-se armadilhas de solo em áreas com cultura de soja. O efeito de inseticidas também foi avaliado sob condições controladas de laboratório. A atividade de C. granulatum foi maior em culturas de sojas em semeadas mais cedo, com os picos de ocorrência verificando-se a partir da floração, entre os estágios R2 e R6 da cultura de soja. Os fatores que mais se correlacionaram com adultos e larvas de C. granulatum foram a abundância de presas grandes e o teor de umidade do solo, respectivamente. Larvas de C. granuIatum foram mais ativas no período diurno, particularmente entre 10 e 19 horas, enquanto que adultos foram capturados em maior número no período noturno; constatou-se maior abundância de machos do predador em armadilhas de solo (74%). Adultos marcados de C. granulatum dispersaram-se por até 150 metros, em áreas com escassez de presas. Áreas de soja semeadas em plantio convencional registraram maior abundância de C. granulatum, em relação às áreas semeadas no sistema de plantio direto. 0s inseticidas diflubenzuron (20g :i. a./ha), permetrina (15g i. a./ha) e clorpirifós 180g i. a./ha) e permetrina (30g i. a./ha) a nível de campo, afetaram a atividade de C. granulatam, mais em consequência da escassez de presas, do que pela mortalidade causada pelos inseticidas; quando os tratamentos foram efetuados sobre adultos mantidos no solo, nas entrelinhas da soja, as mortalidades foram de 0%, 10% e 0%, respectivamente. Nestas condições, larvas de C. granulatam não sofreram mortalidade, 24 horas após os tratamentos; os referidos inseticidas, em laboratório, ocasionaram taxas de mortalidade de 0%, 5% e 35%, respectivamente, 24 horas após os tratamentos terem sido realizados diretamente sobre adultos; dosagens mais elevadas de clorpirifós (240g i. a./ha) e permetrina (30g i. a./ha) ocasionaram 95% e 50% de mortalidade a C. granulatum, respectivamente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65531
    Collections
    • Dissertações [269]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV