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dc.contributor.advisorCamargo, Hertez Wendel dept_BR
dc.contributor.authorGuzzo, Mariana Munaretto, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-13T19:00:00Z
dc.date.available2021-12-13T19:00:00Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65510
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Hertz Wendel de Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 30/08/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 78-84pt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir dos pressupostos encontrados em estudos sobre mitologia e suas relações com o imaginário, a cultura e o consumo - os quais demonstram que a mídia constitui um espaço em que transitam estruturas simbólicas, narrativas e de diferenciação social muito próximas aos mitos da ancestralidade - buscamos apontar de que modo o discurso mítico colabora para a produção de sentidos nos perfis de petinfluencers do Instagram e como suas estruturas dialogam com a atual cultura multiespécie para promover o consumo de conteúdos e produtos pet na contemporaneidade. Para tanto, nos apoiamos em autores que contextualizam as relações entre humanos e animais no ocidente, bem como em pesquisas que apontam cruzamentos possíveis entre mitologia e comunicação. Por meio da análise de conteúdo das postagens encontradas no perfil do gato tupiniquim Chico, mais conhecido como @canseidesergato, também aprofundamos os conceitos abordados na revisão bibliográfica, ampliando seu entendimento e verificando quanti e qualitativamente sua relevância dentro do corpus escolhido, o qual, como concluímos, fomenta práticas de consumo unindo a tecnologia das redes sociais com os mitos, culturas e imaginários criados ao longo de milhares de anos de convívio entre humanos e animais. Palavras-chave: Comunicação. Mitologia. Cultura Pet. Consumo. Instagram.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Based on assumptions found in studies on mythology and its relations with imaginary, culture and consumption - which demonstrate that the media constitutes a place where symbolic, narrative and social differentiation structures emerge in a very similar way when compared to the ancient myths - we seek to point out in what ways the mythical discourse contributes to the production of meanings in the petinfluencers profiles of Instagram and how its structures dialogue with the current multispecies culture to promote the consumption of pet related contents and products in the contemporary world. To that end, we rely on authors who contextualize the relationships between humans and animals in the west, as well as on researches that demonstrate probable relations between mythology and communication. Through the content analysis of the posts found in Chico's profile, a Brazilian cat better known as @canseidesergato, we also deepen the concepts discussed in the bibliographic review, expanding its understanding and verifying in a quantitative and qualitative way its relevance within the chosen corpus, which, as concluded, fosters the consumption of pet related contents and products by allying social media technology with the myths, cultures and imaginaries created over thousands of years of human-animal coexistence. Keywords: Communication. Mythology. Pet Culture. Consumption. Instagram.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (244 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleMais ronron, por favor : mitologia para o consumo no perfil do petinfluencer @canseidesergato no Instagrampt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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