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dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.authorBavaresco, Julia, 1996-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T20:26:05Z
dc.date.available2022-04-20T20:26:05Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/65004
dc.descriptionOrientador : Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino tradicional consiste na exposição do conteúdo científico pelo professor e na atitude de passividade dos alunos no ensino de Ciências promovendo, consequentemente, desinteresse e desmotivação destes para a aprendizagem do conhecimento científico. Afastando-se desta perspectiva, considera-se relevante apostar em outras metodologias de ensino, como é o caso do Ensino de Ciências por Investigação. Para a fundamentação teórica, a pesquisa foi orientada por autores como Vasconcellos (2004), Carvalho (2007), Krasilchik (2008), Pozo e Gómez-Crespo (2009), Capecchi (2016), entre outros, que reivindicam em seus estudos uma nova abordagem para o ensino de Ciências. O objetivo do trabalho reside em analisar uma proposta de Ensino de Ciências por Investigação e destacar aspectos que possam estar associados com a formação investigativa na escola dos alunos em aulas de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa priorizou uma abordagem qualitativa e foi realizada com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede de ensino pública, no oeste do Paraná. A partir de uma Sequência de Ensino Investigativa foi trabalhado o tema "sistema sensorial" e proposta aos alunos a resolução de dois problemas, um teórico e outro prático. As hipóteses construídas pelos alunos foram divulgadas e discutidas em conjunto com a turma, a fim de analisar o quanto a proposta favoreceu a formação de um espírito científico (BACHELARD, 1996). Os instrumentos de pesquisa foram um roteiro da sequência de ensino e um questionário. Para análise dos resultados, a pesquisa guiou-se pelo referencial da Análise de Discurso Francesa (ORLANDI, 2013), sendo construídas três abordagens para a apresentação e discussão dos dados, a saber: a) O "sistema sensorial" em uma sequência de Ensino por Investigação; b) O Ensino por Investigação nas palavras dos alunos; c) O processo formativo do aluno-investigador em discussão. Para cada abordagem, emergiram enfoques nas respostas dos alunos que demonstram a ocorrência de uma aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal para o conhecimento científico por parte dos alunos, pois, além de terem se sensibilizado por aspectos da deficiência visual, eles mobilizaram o valor do trabalho em grupo por meio das atividades, visando a entender "o que", "o porquê" e o "para que" faziam na aula de Ciências. Por fim, destacam-se possibilidades desta pesquisa para aprender e refletir sobre novas metodologias de ensino na formação de professores de Ciências, visando uma formação crítica de alunos da educação básica. Palavras-chave: Educação em Ciências. Formação Crítica. Metodologia de Ensino.pt_BR
dc.format.extent61 p. : Digital.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.titleO ensino de ciências por investigação: possibilidades na escola para a formação do aluno-investigadorpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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