dc.contributor.advisor | Ishida, Celso Yoshikazu, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Fernando Henrique | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T18:48:57Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T18:48:57Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/64985 | |
dc.description | Orientador : Celso Yoshikazu Ishida | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Estudo sobre os benefícios na utilização da gamificação em sala de aula. Visa identificar os elementos gamificados que podem ser aplicados no ambiente educacional e os benefícios que esses elementos trazem. É apresentado o histórico da gamificação ao longo dos anos e como sua utilização vem trazendo resultados significativos em diversos aspectos. Tem enfoque no ambiente educacional com propósito de elucidar as hipóteses referentes quanto a utilização de elementos gamificados ante o desinteresse por parte de estudantes em determinadas disciplinas. Traz exemplos reais da utilização de elementos de jogos no âmbito escolar e a melhora no desempenho obtida através da aplicação. Tem a aplicação de um questionário como instrumento de pesquisa, obtendo 236 respondentes, elucidando algumas hipóteses levantadas durante a elaboração da pesquisa bibliográfica. Conclui que os estudantes não se encontram satisfeitos com o modelo atual de ensino e são receptíveis quanto a aplicação da gamificação em seu ambiente de estudo. Observa a possibilidade de trabalhos futuros para determinar até que ponto a gamificação se mantém efetiva, estudo dos benefícios da mesma em outros ambientes e outras formas de apresentação dos resultados obtidos via questionário. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Utilização da gamificação em sala de aula | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |