Mary Wollstonecraft e Simone de Beavoir no ensino de filosofia
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Oliveira, Kelly Pereira de, 1986-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A problemática analisada pela filósofa francesa Simone de Beauvoir, sobre a definição de mulher, é levada para o debate em sala de aula com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, sendo intermediada por uma discussão de cunho filosófica-feminista. Essa que é compreendida aqui como uma concepção que contém três elementos imprescindíveis: o resgate da historicidade das filósofas; a revisão do conceito de mulher elaborado por alguns filósofos - sobretudo Rousseau - visto que a filosofia possui em sua sustentação uma base androcêntrica, e; a experiência da singularidade das mulheres que, na maioria das vezes é negada e/ou desconsiderada do âmbito da filosofia. Assim sendo, esse trabalho visa abordar a questão de gênero através do lugar de fala das mulheres, tanto das autoras trabalhadas - Mary Wollstonecraft e Simone de Beauvoir - bem como das estudantes meninas nos debates, e dos estudantes meninos ao vivenciarem um olhar feminista-filosófico. Nesse sentido, proporciona-se um espaço de reflexão de cunho feminista, juntamente com o olhar filosófico das autoras que, assim como Beauvoir, inova ao pensar o conceito gênero no âmbito da construção social; a inglesa Wollstonecraft não hesita em realizar duras críticas ao sistema educacional feminino defendido pelo filósofo iluminista Jean-Jacques Rousseau - defensor de uma educação sexista. Com o objetivo de proporcionar um movimento dialético nas aulas, juntamente com a contemplação de uma maior organicidade da matéria, as mesmas foram intermediadas pela leitura de fragmentos de textos filosóficos previamente selecionados, tanto das filósofas como do filósofo, mencionados. Com a finalidade de demonstrar que o combate de ideias não traz prejuízo a compreensão das teorias filosóficas, muito pelo contrário, proporciona um espaço de maior reflexão e compreensão dos temas levados à sala de aula. O resultado final "deste projeto" materializa-se em uma produção artística desenvolvida pelos estudantes que, coletivamente, produziram um "livro" sobre as filósofas e suas principais ideias, com o intuito de romper o silêncio, e o silenciamento estabelecido por décadas de uma história androcêntrica de viés patriarcal. Palavras-chave: Gênero. Mulher. Filosofia. Feminismo. Abstract: The problem analyzed by the French philosopher Simone de Beauvoir, about the definition of woman, is taken to the classroom debate with high school students of a public school, being mediated by a philosophical-feminist discussion. This is understood here as a conception that contains three essential elements: the rescue of the historicity of philosophers; the revision of the concept of woman elaborated by some philosophers - especially Rousseau - since philosophy has in its support an androcentric basis, and; the experience of the singularity of women that, most of the time, is denied and/or disregarded in the field of philosophy. Thus, this work aims to address the issue of gender through the place of speech of women, both the authors worked - Mary Wollstonecraft and Simone de Beauvoir - as well as the student girls in the debates, and the student boys to experience a feminist-philosophical look. In this sense, it provides a space for reflection of feminist nature, along with the philosophical look of the authors who, like Beauvoir, innovates in thinking the concept of gender in the context of social construction; the English Wollstonecraft does not hesitate to make harsh criticism of the feminine educational system defended by the philosopher illuminist Jean-Jacques Rousseau - defender of a sexist education. With the objective of providing a dialectical movement in the classes, together with the contemplation of a greater organicity of matter, they were mediated by the reading of fragments of previously selected philosophical texts, both from the philosophers and the philosopher, mentioned above. In order to demonstrate that the fight against ideas does not harm the understanding of philosophical theories, on the contrary, it provides a space for greater reflection and understanding of the themes taken to the classroom. The final result "of this project" is materialized in an artistic production developed by the students who, collectively, produced a "book" about the philosophers and their main ideas, with the intention of breaking the silence, and the silencing established for decades of an androcentric history of patriarchal bias. Keywords: Gender. Woman. Philosophy. Feminism.
Collections
- Dissertações [194]