dc.contributor.author | Feltz, Cinthia de Oliveira, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.other | Escorsim, Silvana Maria | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Bacharelado em Serviço Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T18:50:34Z | |
dc.date.available | 2019-11-20T18:50:34Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/64587 | |
dc.description | Orientadora: Silvana Maria Escorsim | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Serviço Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | As instituições escolares estão cada vez mais voltando suas atenções para as novas alternativas de ensinar e aprender, com o intuito de melhorar a qualidade de ensino. A educação é parte de um contexto de reprodução social, que se baseia no aperfeiçoamento do ser social, com a intenção de que este absorva a realidade em que está inserido. O assistente social, quando parte de uma equipe multidisciplinar, garante aos sujeitos participantes dos processos de ensino-aprendizagem um atendimento integral de todas as particularidades, promovendo, assim, o acesso aos direitos sociais. Paranaguá é um munícipio turístico e portuário localizado no litoral estado do Paraná. A Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani está localizada em Paranaguá e conta com 235 alunos com deficiências múltiplas matriculados no Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a intervenção da assistente social na Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani e os desafios percebidos. De modo que os objetivos específicos são: conceituar a educação libertadora e a educação como direito social; compreender a relação entre serviço social e educação; elucidar os instrumentos técnicos operativos utilizados pela assistente social; e, por fim, compreender os desafios que a profissional identifica na intervenção na escola. Para alcançar esse propósito, foi realizada pesquisa qualitativa com um estudo de caso, através de entrevistas, com aplicação de questionários abertos realizadas com alunos e profissionais da escola estudada. Os resultados indicam que as funções desempenhadas pela assistente social na Escola Eva Cavani são de extrema importância para a melhoria da qualidade de ensino de cada educando. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Serviço social - Prática profissional | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social - Litoral do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Monografias - Curso de Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Serviço social - Escolas | pt_BR |
dc.subject | Educação especial - Paranaguá (PR) | pt_BR |
dc.title | Possibilidades e limites para a atuação profissional da assistente social na Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |