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dc.contributor.authorFeltz, Cinthia de Oliveira, 1997-pt_BR
dc.contributor.otherEscorsim, Silvana Mariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Bacharelado em Serviço Socialpt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T18:50:34Z
dc.date.available2019-11-20T18:50:34Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/64587
dc.descriptionOrientadora: Silvana Maria Escorsimpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractAs instituições escolares estão cada vez mais voltando suas atenções para as novas alternativas de ensinar e aprender, com o intuito de melhorar a qualidade de ensino. A educação é parte de um contexto de reprodução social, que se baseia no aperfeiçoamento do ser social, com a intenção de que este absorva a realidade em que está inserido. O assistente social, quando parte de uma equipe multidisciplinar, garante aos sujeitos participantes dos processos de ensino-aprendizagem um atendimento integral de todas as particularidades, promovendo, assim, o acesso aos direitos sociais. Paranaguá é um munícipio turístico e portuário localizado no litoral estado do Paraná. A Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani está localizada em Paranaguá e conta com 235 alunos com deficiências múltiplas matriculados no Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos. O objetivo geral do presente trabalho é analisar a intervenção da assistente social na Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavani e os desafios percebidos. De modo que os objetivos específicos são: conceituar a educação libertadora e a educação como direito social; compreender a relação entre serviço social e educação; elucidar os instrumentos técnicos operativos utilizados pela assistente social; e, por fim, compreender os desafios que a profissional identifica na intervenção na escola. Para alcançar esse propósito, foi realizada pesquisa qualitativa com um estudo de caso, através de entrevistas, com aplicação de questionários abertos realizadas com alunos e profissionais da escola estudada. Os resultados indicam que as funções desempenhadas pela assistente social na Escola Eva Cavani são de extrema importância para a melhoria da qualidade de ensino de cada educando.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectServiço social - Prática profissionalpt_BR
dc.subjectServiço Social - Litoral do Paranápt_BR
dc.subjectMonografias - Curso de Serviço Socialpt_BR
dc.subjectServiço social - Escolaspt_BR
dc.subjectEducação especial - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.titlePossibilidades e limites para a atuação profissional da assistente social na Escola Municipal de Educação Especial Professora Eva Tereza Amarante Cavanipt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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