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dc.contributor.authorSantos, Silvana Luciano dospt_BR
dc.contributor.otherLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoralpt_BR
dc.date.accessioned2019-10-19T13:24:43Z
dc.date.available2019-10-19T13:24:43Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63968
dc.descriptionOrientadora: Claudemira Vieira Gusmão Lopespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA intenção deste trabalho foi associar minha experiência como ACS, por ser algo que está presente em meu dia a dia, aos meus estudos, e contribuir para minha formação como educadora do campo. O objetivo pesquisar e encontrar uma interface entre a formação recebida para ser uma ACS e alguns conteúdos estruturantes contemplados nas DCEs e contribuir com o ensino da Educação do Campo - Ciências da Natureza, foi atingido porque consegui estabelecer relações entre o trabalho que desenvolvo como ACS, por exemplo, ao orientar as famílias sobre os problemas que a falta de saneamento básico e a disposição inadequada do lixo pode trazer à saúde das pessoas e ao meio ambiente, constatei que esse e outros assunto podem ser abordados a partir de vários conteúdos estruturantes contemplados nas DCEs do Paraná do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Ressalto o conteúdo estruturante matéria e energia, pois por meio dele foi possível estabelecer uma relação direta com a problemática ambiental vivenciada pela comunidade onde atuo como ACS que é a falta de coleta de resíduos sólidos (lixos) na comunidade, com o fluxo de energia que a decomposição da matéria orgânica possibilita, inclusive trazendo para a comunidade os conhecimentos que adquiri sobre o biodigestor e os Microrganismos Eficazes (EM) abordados no módulo "As Ciências da Natureza Suas Tecnologias no Campo I e a Prática de ensino (relações com a agricultura familiar, desenvolvimento sustentável) - Código SLEO11", porque são alternativas econômicas para mitigar esses problemas ambientais enquanto as políticas públicas de saneamento não chegam à Barra Bonita.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Formação de professorespt_BR
dc.titleO agente comunitário de saúde (ACS) e o ensino das ciências da natureza na Educação do Campo : Cerro Azul - PRpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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