dc.contributor.author | Santos, Silvana Luciano dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Lopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-19T13:24:43Z | |
dc.date.available | 2019-10-19T13:24:43Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/63968 | |
dc.description | Orientadora: Claudemira Vieira Gusmão Lopes | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | A intenção deste trabalho foi associar minha experiência como ACS, por ser algo que está presente em meu dia a dia, aos meus estudos, e contribuir para minha formação como educadora do campo. O objetivo pesquisar e encontrar uma interface entre a formação recebida para ser uma ACS e alguns conteúdos estruturantes contemplados nas DCEs e contribuir com o ensino da Educação do Campo - Ciências da Natureza, foi atingido porque consegui estabelecer relações entre o trabalho que desenvolvo como ACS, por exemplo, ao orientar as famílias sobre os problemas que a falta de saneamento básico e a disposição inadequada do lixo pode trazer à saúde das pessoas e ao meio ambiente, constatei que esse e outros assunto podem ser abordados a partir de vários conteúdos estruturantes contemplados nas DCEs do Paraná do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Ressalto o conteúdo estruturante matéria e energia, pois por meio dele foi possível estabelecer uma relação direta com a problemática ambiental vivenciada pela comunidade onde atuo como ACS que é a falta de coleta de resíduos sólidos (lixos) na comunidade, com o fluxo de energia que a decomposição da matéria orgânica possibilita, inclusive trazendo para a comunidade os conhecimentos que adquiri sobre o biodigestor e os Microrganismos Eficazes (EM) abordados no módulo "As Ciências da Natureza Suas Tecnologias no Campo I e a Prática de ensino (relações com a agricultura familiar, desenvolvimento sustentável) - Código SLEO11", porque são alternativas econômicas para mitigar esses problemas ambientais enquanto as políticas públicas de saneamento não chegam à Barra Bonita. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O agente comunitário de saúde (ACS) e o ensino das ciências da natureza na Educação do Campo : Cerro Azul - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |