• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um Panorama do ensino superior da tuba no Brasil a partir da seleção e utilização de manuais didáticos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - BRUNO BRANDALISE LEONARDI.pdf (3.784Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Leonardi, Bruno Brandalise
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A tuba é um instrumento que tem um papel importante na história e na prática da música brasileira, sendo presente em formações como: bandas marciais, as tradicionais "bandinhas" (bandas musicais), bandas filarmônicas, regionais de choro, grupos de câmara e as grandes orquestras. A partir de sua ampla presença no meio musical brasileiro, surgem questionamentos relacionados à como esse instrumento vem sendo ensinado por docentes em várias regiões do Brasil; quais e como os métodos pedagógicos são utilizados, com ênfase aos manuais didáticos; como é o interesse dos alunos nas propostas pedagógicas; e como são abordadas as características solísticas da tuba. Na presente dissertação de mestrado foram apontadas quais as instituições de ensino superior que oferecem o curso superior em tuba. Por meio desse levantamento foram apontados quais os manuais didáticos que estão sendo abordados pelos docentes, bem como de que forma os mesmos aplicam esses manuais com seus alunos. Do ponto de vista metodológico, foi feita uma análise de conteúdo para estudo dos manuais e um estudo de levantamento (Survey) para compreender os critérios de seleção e modos de utilização. Palavras chave: Tuba. Manuais didáticos. Ensino superior.
     
    Abstract: Tuba is an instrument that plays an important role in the history and practice of Brazilian music, being present in formations such as: marching bands, traditional "bandinhas" (musical bands), philharmonic bands, regional choro, chamber music and big orchestras. From its large presence in Brazilian musical environment, questions arise, as to how this instrument has been taught by teachers in different regions of Brazil; which and how pedagogical methods are used, with emphasis on textbooks; how is the interest of students in pedagogical proposals; and how solo characteristics of tuba are approached. On this Master's dissertation, was pointed which higher education institutions offer graduation in tuba. Through this notation were related which textbooks are being approached by teachers, as well as how they apply these manuals with their students. From the methodological point of view, a content analysis was performed to the study of manuals, and a survey to understand the selection criteria and its modes of use. Keywords: Tuba. Textbook. Higher education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63801
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV