A horta escolar como recurso didático na escola do campo : uma revisão bibliográfica
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Data
2018Autor
Prodossimo, Fatima Aparecida, 1992-
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Este artigo trata de um projeto que surgiu a partir da necessidade que a Escola Municipal do Campo Barra do Teixeira e o Colégio Estadual do Campo Salto Grande do Turvo no Município de Doutor Ulysses, Paraná, se encontravam. Os professores do campo não estavam trabalhando de acordo com realidade, utilizavam livros que não representam a vida dos povos do campo e ficando restritos ao espaço da sala de aula. Além disso, observou-se que os alunos das escolas consumiam muitos alimentos industrializados, distanciando-se da cultura alimentar camponesa e prejudicando sua saúde. A partir desse cenário, o projeto relata a construção de uma horta no espaço escolar com a participação da comunidade escolar, a fim de abordar conteúdos a partir da realidade local, utilizando como metodologia a Pesquisa-ação. Foi construída coletivamente uma horta orgânica na qual os professores passaram a usá-la como recurso pedagógico para suas aulas, tornando-se mediadores entre a teoria e prática, proporcionando aulas mais dinâmicas, uma escola mais unida, promovendo respeito ao trabalho coletivo e incentivando toda comunidade escolar a ter uma melhor alimentação.