• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação do Campo (Litoral)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Educação do Campo (Litoral)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da alimentação saudável no contexto das ciências da natureza

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    CECILIA MARIA VEDOR.pdf (241.8Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Vedor, Cecília Maria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    O tema alimentação saudável é um assunto muito discutido na mídia, nas escolas, nas famílias. Porém, o debate gira em torno de ingerir nutrientes na quantidade certa para evitar doenças como obesidade, anemia, dentre outras. Entretanto, compreendemos que alimentação saudável é um assunto muito mais amplo e complexo. O objetivo geral deste estudo foi analisar o tema alimentação saudável no livro didático de Ciências do 8º ano, na Coleção Apoema e verificar se o conceito de segurança alimentar havia sido contemplado. A pesquisa foi dividida em três fases: a) fase exploratória, b) trabalho de Campo e c) sistematização. Na Fase Exploratória, foi realizada a leitura bibliográfica dos textos pertinentes, e escolha do livro didático para a análise do tema alimentação saudável, dentre outros. Durante o Trabalho de Campo, realizou-se a análise o livro didático do 8º ano da Coleção Apoema., organizou-se e sistematizou-se os dados. Na Fase de Sistematização, foi elaborada uma estratégia de ensino para se trabalhar o tema Alimentação Saudável no Ensino Fundamental II. A análise do Projeto Apoema revelou que ao falar dos alimentos que trazem nutrientes para o nosso corpo, as autoras perderam uma grande oportunidade de explorar a questão da segurança alimentar e a procedência dos alimentos. Concluiu-se que apesar das autoras trazerem os conceitos de carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas de uma forma muito didática, enfatizaram a importância dessas substâncias para o organismo, mas em nenhum momento problematizaram questões importantes como a forma de produção de alimentos no Brasil e o uso exagerado de agrotóxicos, a agroecologia, segurança e soberania alimentar e alimentação saudável, dentre outros.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63314
    Collections
    • Educação do Campo (Litoral) [81]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV