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    A agroecologia na educação do campo : currículos, teoria/prática na licenciatura em Educação do Campo na UFPR - Setor Litoral

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    VANDERLAN PAGNUSSATTI.pdf (1.226Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Pagnussatti, Vanderlan, 1995-
    Metadata
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    Resumo
    Tendo como base a formação de sujeitos com capacidade de trabalhar diante da realidade concreta e entendendo que essa é uma das concretudes da educação do campo, desenvolve-se uma pesquisa para compreender a Agroecologia na Educação do Campo e nas Escolas do Campo, com um olhar para os Currículos e para a teoria/prática na Licenciatura em Educação do Campo da UFPR-Litoral. Compreender os currículos tradicionais/dominantes para a construção de práticas pedagógicas na Educação do Campo, tendo como objetivo geral e específicos compreender as experiências na Agroecologia em uma relação com a Educação, visualizar as práticas pedagógicas na LECAMPO, Identificar na teoria-pratica as relações da agroecologia e a Educação do Campo, Indicando as potencialidades onde à agroecologia pode ser inserida como método para a relação ensino aprendizagem assim como evidenciar os processos pedagógicos e experiencias vividas na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. A metodologia de pesquisa qualitativa com desenvolvimento de revisão bibliográficas com Base nos autores Altieri, Molina, Sá, Caldart, Apple, Sacristán, Freire, entre outros, bem como entrevistas e questionário desenvolvidos juntos aos educadores. Conclui que as experiências construídas, na turma Albert Einstein, proporcionam uma nova abordagem curricular. A construção de cursos como a LECAMPO, permite aos povos do Campo se inserirem nos processos formativos da própria comunidade, onde esses sujeitos passam a ter o acesso à educação superior e esses mesmos sujeitos são capacitados a dar aulas para as crianças, adolescentes, jovens e adultos de suas respectivas comunidades.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63311
    Collections
    • Educação do Campo (Litoral) [81]

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