Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, Moisés do Vale dos, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Vivianne de Castilho, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-14T15:09:41Z
dc.date.available2020-02-14T15:09:41Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/63103
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Vivianne de Castilho Moreirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 24/06/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 257-261pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese procura demonstrar que no pensamento retórico de Aristóteles existe uma conciliação entre duas concepções antagônicas acerca da arte retórica: a de Platão e a dos sofistas. Sob a influência de Platão, o Estagirita procura preservar a prática retórica do relativismo moral, atribuindo à arte do discurso persuasivo um compromisso éticopolítico, que consiste tanto na defesa da verdade e da justiça na cidade como no fortalecimento das virtudes éticas dos cidadãos, cuja finalidade é o bem viver em geral ou a felicidade. A retórica, portanto, deve ser um instrumento educacional ético-político, e nisso consistiria sua legítima função social. Todavia, em relação à aproximação com os sofistas, Aristóteles sustenta que o compromisso ético-político da arte retórica justificaria o emprego de todos os estratagemas retóricos disponíveis para obter a persuasão dos ouvintes, como o apelo emocional e a ênfase na expressão enunciativa, porque é censurável que a verdade e a justiça sejam vencidas pelos seus opostos. Porém, tais expedientes não podem ser mais relevantes para a argumentação que o uso do entimema - espécie de silogismo que se fundamenta sobre probabilidades e sinais. Ele ainda limita a atuação da arte retórica às opiniões que aparentam ser verdadeiras para o consenso geral, rejeita a identificação pura e simples do discurso retórico com a verdade científica, separa o domínio da filosofia do domínio da retórica, e pretere a demonstração apodíctica pela verossimilhança. Esta, no entanto, não designa qualquer opinião sem qualificação, como se todas as opiniões fossem igualmente válidas, de modo que seja possível argumentar o pró e o contra sobre qualquer tema proposto, mas caracteriza os fatos que acontecem a maior parte das vezes e as crenças e valores geralmente aceitos pelo consenso social, que amiúde indicam uma aproximação em relação à verdade. Palavras-chave: Arte retórica. Dialética. Conhecimento científico. Ética. Verossimilhança. Política. Sofística. Lógica. Relativismo. Persuasão. Silogismo. Entimema.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis tries to demonstrate that in the rhetorical thought of Aristotle there is a conciliation between two antagonistic conceptions about rhetorical art: that of Plato and that of the Sophists. Under Plato's influence, the Stagirite seeks to preserve the rhetorical practice from moral relativism by attributing to the art of persuasive discourse an ethicalpolitical commitment, which consists both in the defense of truth and justice in the city and in the strengthening of the ethical virtues of citizens, whose purpose is to live well in general or happiness. Rhetoric, therefore, must be an ethical-political educational instrument, and in this would be its legitimate social function. However, in relation to the Sophists, Aristotle maintains that the ethical-political commitment of rhetorical art would justify the use of all available rhetorical devices for persuading listeners, such as emotional appeal and the emphasis on elocution, because it is blameworthy that truth and justice be overcome by their opposites. Nevertheless, such means should not be more relevant to the argument than the use of the enthymeme - a kind of syllogism that is based on probabilities and signs. He still limits the performance of rhetorical art to opinions which appear to be true to general consensus, rejects the pure and simple identification of rhetorical discourse with scientific truth, separates the domain of philosophy from the domain of rhetoric, and precludes the apodictic demonstration by likelihood. This, however, does not designate any opinion without qualification, as if all opinions were equally valid, so that it is possible to argue the pro and the contra on any proposed theme, but characterize the facts that happen most of the times and the beliefs and values generally accepted by social consensus, which often indicate an approximation to the truth. Keywords: Rhetorical art. Dialectic. Scientific knowledge. Ethics. Likelihood. Politics. Sophistry. Logic. Relativism. Persuasion. Syllogism. Enthymeme.pt_BR
dc.format.extent261 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectSofistas (Filosofia grega)pt_BR
dc.subjectÉtica - Filosofiapt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectRetorica antigapt_BR
dc.subjectDialeticapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA Arte retórica de Aristóteles : uma conciliaçao entre a concepção retórica de Platão e a dos Sofistaspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples