• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A Arte retórica de Aristóteles : uma conciliaçao entre a concepção retórica de Platão e a dos Sofistas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - MOISES DO VALE DOS SANTOS.pdf (3.097Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Santos, Moisés do Vale dos, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese procura demonstrar que no pensamento retórico de Aristóteles existe uma conciliação entre duas concepções antagônicas acerca da arte retórica: a de Platão e a dos sofistas. Sob a influência de Platão, o Estagirita procura preservar a prática retórica do relativismo moral, atribuindo à arte do discurso persuasivo um compromisso éticopolítico, que consiste tanto na defesa da verdade e da justiça na cidade como no fortalecimento das virtudes éticas dos cidadãos, cuja finalidade é o bem viver em geral ou a felicidade. A retórica, portanto, deve ser um instrumento educacional ético-político, e nisso consistiria sua legítima função social. Todavia, em relação à aproximação com os sofistas, Aristóteles sustenta que o compromisso ético-político da arte retórica justificaria o emprego de todos os estratagemas retóricos disponíveis para obter a persuasão dos ouvintes, como o apelo emocional e a ênfase na expressão enunciativa, porque é censurável que a verdade e a justiça sejam vencidas pelos seus opostos. Porém, tais expedientes não podem ser mais relevantes para a argumentação que o uso do entimema - espécie de silogismo que se fundamenta sobre probabilidades e sinais. Ele ainda limita a atuação da arte retórica às opiniões que aparentam ser verdadeiras para o consenso geral, rejeita a identificação pura e simples do discurso retórico com a verdade científica, separa o domínio da filosofia do domínio da retórica, e pretere a demonstração apodíctica pela verossimilhança. Esta, no entanto, não designa qualquer opinião sem qualificação, como se todas as opiniões fossem igualmente válidas, de modo que seja possível argumentar o pró e o contra sobre qualquer tema proposto, mas caracteriza os fatos que acontecem a maior parte das vezes e as crenças e valores geralmente aceitos pelo consenso social, que amiúde indicam uma aproximação em relação à verdade. Palavras-chave: Arte retórica. Dialética. Conhecimento científico. Ética. Verossimilhança. Política. Sofística. Lógica. Relativismo. Persuasão. Silogismo. Entimema.
     
    Abstract: This thesis tries to demonstrate that in the rhetorical thought of Aristotle there is a conciliation between two antagonistic conceptions about rhetorical art: that of Plato and that of the Sophists. Under Plato's influence, the Stagirite seeks to preserve the rhetorical practice from moral relativism by attributing to the art of persuasive discourse an ethicalpolitical commitment, which consists both in the defense of truth and justice in the city and in the strengthening of the ethical virtues of citizens, whose purpose is to live well in general or happiness. Rhetoric, therefore, must be an ethical-political educational instrument, and in this would be its legitimate social function. However, in relation to the Sophists, Aristotle maintains that the ethical-political commitment of rhetorical art would justify the use of all available rhetorical devices for persuading listeners, such as emotional appeal and the emphasis on elocution, because it is blameworthy that truth and justice be overcome by their opposites. Nevertheless, such means should not be more relevant to the argument than the use of the enthymeme - a kind of syllogism that is based on probabilities and signs. He still limits the performance of rhetorical art to opinions which appear to be true to general consensus, rejects the pure and simple identification of rhetorical discourse with scientific truth, separates the domain of philosophy from the domain of rhetoric, and precludes the apodictic demonstration by likelihood. This, however, does not designate any opinion without qualification, as if all opinions were equally valid, so that it is possible to argue the pro and the contra on any proposed theme, but characterize the facts that happen most of the times and the beliefs and values generally accepted by social consensus, which often indicate an approximation to the truth. Keywords: Rhetorical art. Dialectic. Scientific knowledge. Ethics. Likelihood. Politics. Sophistry. Logic. Relativism. Persuasion. Syllogism. Enthymeme.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/63103
    Collections
    • Teses [87]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV