O cacaueiro como tema para um ensaio de uma sequência didática no assentamento Margarida Alves
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Lima, Ellaine Dalle Laste de, 1988-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Apresenta produção cacaueira no agroecossistema no assentamento Margarida Alves o estado de Rondônia, a partir das reflexões realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Antônio Carlos com estudantes do oitavo ano. Objetiva a apresentação da experiência didática relacionada ao viveiro comunitário de mudas agroecológicas de cacau e a realidade dos sujeitos da comunidade relacionando a com a prática de ensino na escola. A pesquisa realiza a descrição do território, e as características produtivas possíveis dentro do assentamento Margarida Alves onde existe somente uma escola no campo. Argumenta a importância de construir o ensino e aprendizagem conforme a realidade territorial e cultural dos sujeitos que ali se encontram a fim de possibilitar uma educação contra hegemônica. Conclui que é possível dialogar didaticamente com os conteúdos de ciências, construindo não somente o conhecimento teórico dos livros, mas também a busca pelas relações necessárias para uma educação emancipadora.