Inclusão de crianças com síndrome de Down na rede de ensino regular do município de Paranaguá-PR : rede de apoio e proteção social
Resumo
Fala-se muito sobre a Educação Especial, e dentro desta particularidade escolar, um assunto que desperta o interesse de compreender os conceitos é a Síndrome de Down. A escola é o ambiente ideal para se transmitir e construir conhecimentos, cultura e cidadania, o que falta são recursos humanos e pedagógicos. O principal objetivo deste é verificar a realidade, as perspectivas e dificuldades no processo de inclusão das crianças com Síndrome de Down em uma escola de ensino regular do Município de Paranaguá - PR. O presente trabalho trata-se de um estudo quantitativo com características analíticas descritivas e observacionais, tendo como foco o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola do município de Paranaguá - PR utilizou-se a metodologia de pesquisa-ação. Realizou-se uma palestra sobre a inclusão da síndrome de Down na Escola Municipal José de Anchieta, Paranaguá-PR. A escola tem 346 alunos e 27 professores. Concluímos que o professor é o principal personagem para a formação de uma sociedade inclusiva. Sabemos que as dificuldades são grandes e que a falta de informação é maior ainda. A pessoa com Síndrome de Down não é um doente e devemos nos conscientizar que temos que perder o medo dessas crianças que tem a diferença estampada na face. Entendemos por inclusão o ato ou efeito de incluir.