Pensamento Educacional de Rocha Pombo (1857 – 1933) no Estado do Paraná
Resumo
O presente artigo visa analisar o pensamento educacional de José Francisco da Rocha Pombo, levantando os contextos sociais e políticos que tiveram influência em sua formação intelectual. Propõe-se analisar as obras e livros escritos por ele, com o intuito de verificar os aparatos ideológicos existentes que contribuíram com a formação do cidadão que frequentou os grupos primários antigos. A fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa teve como base o materialismo histórico e dialético, julgando-se ser relevante compreender a utilização de manuais didáticos na educação brasileira. O presente artigo procurou compreender em que momento surge os manuais didáticos e sua utilidade. Por tal motivo, o nosso trabalho é apresentado em quatro partes, a saber: uma breve biografia de José Francisco da Rocha Pombo e o seu envolvimento com questões políticas e sociais; um breve histórico dos livros didáticos; a metodologia que fundamenta o presente texto; uma breve análise de parte da obra de Rocha Pombo e finalmente as considerações finais.