Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarra, Eduardo Salles de Oliveira, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorGrison, Everton Marcos, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2019-10-19T15:47:11Z
dc.date.available2019-10-19T15:47:11Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/62413
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Eduardo O. S. Barrapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 30/04/2019pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 141-145pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este projeto desenvolve uma ideia de formação que leva em conta o contato dos alunos com os conceitos, a partir de excertos de textos e da produção artística do fanzine, com base nos desenvolvimentos teóricos de Theodor Adorno sobre educação e a teoria da semiformação. Esta fundamentação desdobra-se na elaboração concreta de uma metodologia de leitura dos excertos de textos de filosofia na escola. Levando em conta isso, propicia-se um ambiente de experiência formativa que qualifica a produção dos fanzines, manifestações artísticas que demandam poucos recursos e contribuem para a formação discente. A parte prática do projeto é permeada pelo problema da definição de obra de arte, situado interior do conteúdo estruturante de Estética, na expectativa de que ele proporcione o elo entre a formação por meio dos conceitos, os excertos de textos e a produção de fanzines. Nesse contexto, os fanzines passam a ser vistos como técnica e tema próprio das investigações filosóficas, na medida em que manifestam significativo apelo estético. Desta maneira, projeta-se um aperfeiçoamento da aula de filosofia, mediado tanto por uma experiência formativa, alicercada no contato reflexivo dos discentes com os recortes textuais quanto por uma experiência estética, na qual o discente é confrontado com o desafio da produção e da definição de uma obra, temas fundamentais para o trabalho com a filosofia. Com isso, o discente se torna agente direto da sua formação, enquanto a filosofia converte-se num fator indispensável para este processo formativo. Palavras-chave: Formação; Conceito; Leitura de Textos; Fanzine; Ensino.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This project develops an idea of formation that takes into account the students' contact with the concepts, beginning with excerpts from texts and the artistic production of the fanzine, based on Theodor Adorno's theoretical developments on education and the theory of semiformation. This reasoning unfolds in the concrete elaboration of a methodology of reading the excerpts of philosophy texts in the school. Taking this into account, it provides an environment of formative experience that qualifies the production of fanzines, artistic manifestations that demand few resources and contribute to the student formation. The practical part of the project is permeated by the problem of the definition of a work of art, located inside the structuring content of Aesthetics, in the expectation that it provides the link between the formation through concepts, excerpts of texts and the production of fanzines. In this context, the fanzines are seen as a technique and theme of philosophical research, insofar as they manifest significant aesthetic appeal. In this way, an improvement of the philosophy class is projected, mediated as much by a formative experience, based in the reflective contact of the students with the textual cuts as by an aesthetic experience, in which the student is confronted with the challenge of the production and the definition of a work of art, fundamental themes for working with philosophy. With this, the student becomes a direct agent of his formation, while philosophy becomes an indispensable factor for this formative process. Keys words: Formation; Concept; Reading of Texts; Fanzine; Teaching.pt_BR
dc.format.extent176 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA Leitura de textos e a produção de fanzines como mediações da formação pelo conceito no ensino de filosofiapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples