Música instrumental e música eletroacústica : a influência mútua na linguagem musical de Luciano Berio
Resumo
Resumo: A presente pesquisa investiga processos composicionais desenvolvidos por Luciano Berio em parte de sua produção eletroacústica e instrumental. Cientes de que a tecnologia exerceu influência em sua escrita instrumental, expandiremos essa ideia em direção ao caminho oposto: a música instrumental influenciando a música eletroacústica. Uma das obras abordadas é Mutazioni (1955-56), a primeira obra acusmática composta por Luciano Berio na fase inicial do Studio di Fonologia Musicale (SdF), que foi palco de intensa exploração dos recursos de síntese sonora, recebendo compositores como Bruno Maderna, Luigi Nono, John Cage e Henri Pousseur. Outras obras de Berio abordadas serão Allelujah II (1956-57), Sequenza I (1958), Thema (Omaggio a Joyce) (1958), Différences (1958-59), Momenti (1960), Sinfonia (1968), Erdenklavier (1969), Sequenza X (1984), Sequenza XII (1997) e Altra Voce (1999). Pretendemos, então, incentivar a pesquisa sobre a linguagem musical dos compositores em relação às técnicas composicionais exploradas em estúdios de música eletroacústica e suas relações com suas produções instrumentais. Palavras-chave: Luciano Berio. Música eletroacústica. Música Instrumental. Influência Mútua. Linguagem Musical. Abstract: The present research investigates compositional processes developed by Luciano Berio in some of his electroacoustic and instrumental works. Aware that technology exerted influence on his instrumental writing, we will expand this idea towards the opposite way: instrumental music influencing electroacoustic music. One of the approached works is Mutazioni (1955-56), the first acoustic work composed by Luciano Berio in the initial stage of the Studio di Fonologia Musicale (SdF), which was the scene of intense exploration of sound synthesis resources, receiving composers such as Bruno Maderna, Luigi Nono, John Cage and Henri Pousseur. Other works by Berio to be approached are Allelujah II (1956-57), Sequenza I (1958), Thema (Omaggio a Joyce) (1958), Différences (1958-59), Momenti (1960), Sinfonia (1968), Erdenklavier (1969), Sequenza X (1984), Sequenza XII (1997) and Altra Voce (1999). In this way, we intend to encourage the research on the musical language of composers in relation to the compositional techniques explored in electroacoustic music studios and its relations with their instrumental productions. Keywords: Luciano Berio. Electroacoustic music. Instrumental music. Mutual Influence. Musical Language.
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