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dc.contributor.advisorParchen, Carlos Frederico Alice, 1949-pt_BR
dc.contributor.otherSantos Filho, Mauro Lacerda, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorDomingues, Gabriela Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T21:16:08Z
dc.date.available2025-04-01T21:16:08Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61904
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Frederico Alice Parchenpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. PhD. Mauro Lacerda Santos Filhopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil. Defesa : Curitiba, 29/11/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 90-92pt_BR
dc.description.abstractResumo: Pontes e viadutos são obras de infraestrutura de grande importância na facilitação do desenvolvimento social e econômico do território, sendo fundamental uma adequada gestão destas estruturas, o que faz com que a criação de sistemas de gerenciamentos de obras de arte especiais (OAEs) seja objeto de estudo em diversos países. O presente trabalho propõe um modelo de análise da vulnerabilidade de obras de arte especiais, que indica quais são as obras mais vulneráveis dada a simulação da ocorrência futura de diferentes cenários de deterioração da obra, auxiliando na tomada de decisão sobre a destinação de recursos financeiros para manutenção destas obras. Entende-se por vulnerabilidade a relação entre o esforço necessário para causar determinado dano e a sua consequência para a estabilidade e conservação da estrutura: quanto menor for o esforço necessário para provocar um dano e maior for a consequência resultante, maior será a vulnerabilidade da obra. A proposta apresentada foi desenvolvida a partir de parâmetros fornecidos pelo Modelo de Inspeção e Avaliação de OAEs da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e estabelece uma analogia à Teoria da Vulnerabilidade Estrutural. O modelo desenvolvido tem como dados de entrada informações que indicam o estado de conservação dos elementos estruturais, coletadas em campo durante procedimento rotineiro de inspeção. Para demonstração da aplicação da análise são apresentados dois exemplos. O produto deste trabalho se destaca por ser um modelo que permite uma análise inovadora, a partir de dados de simples obtenção, e por permitir a simulação de cenários de degradação nas obras, enriquecendo o processo de decisão sobre a destinação de recursos para manutenção de OAEs.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Bridges and viaducts have a great importance in the social and economic development of territory, being essential a proper management of these structures, and this makes the development of bridge management systems an object of study in several countries. The present work proposes a vulnerability analysis model of bridges and viaducts, which indicates what are the most vulnerable works taking into account the simulation of future deterioration scenarios. The developed analysis helps in the decision of financial resources allocation to maintenance of these works. Vulnerability is understood as the relation between the effort required to cause a damage and its consequence for the structure stability and conservation: the less effort required to cause a damage and the greater the resulting consequence, bigger is the bridge vulnerability. The presented proposal was developed from parameters provided by the Bridge Inspection and Evaluation Model created by Federal University of Paraná, and establishes an analogy to Structural Vulnerability Theory. The developed model has as input data information that indicates the structural elements conservation state, collected during routine inspections. Two examples are presented to demonstrate the analysis application. The product of this work stands out because it is a model that allows an innovative analysis, from data obtained simply, and allows the simulation of future degradation scenarios in the bridges, helping the process of these structures management.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectViadutospt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.titleProposta de modelo de análise da vulnerabilidade de obras de arte especiaispt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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