• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Entre a prática e a roda de choro : uma abordagem sobre os processos de ensino do choro no Conservatório de MPB de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCOS VINICIUS LACERDA SCHETTINI.pdf (3.754Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Schettini, Marcos Vinicius Lacerda, 1981-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como acontece o ensino do Choro dentro da Prática de Choro do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba. Nos seus mais de 20 anos, a atividade se configura como uma das mais antigas propostas voltadas ao aprendizado do Choro na cidade, formando músicos atuantes no cenário musical. Buscando aporte teórico em trabalhos de pesquisadores da área de educação musical, na epistemologia da prática docente, e também na sociologia através do conceito de habitus de Pierre Bourdieu, o trabalho procura demonstrar de que modo o ensino da música popular, em especial o do Choro, vem ocorrendo dentro da instituição. Este estudo de caso, de abordagem etnográfica, utiliza tanto a observação participante quanto entrevistas com alguns dos professores responsáveis pela atividade para identificar como ocorre o ensino do Choro dentro desse contexto, revelando como o ensino da música popular tem se formatado nesse ambiente institucional. Palavras-chave: Choro. Ensino do Choro. Ensino de música popular.
     
    Abstract: This study aims to understand how the teaching of choro takes place in the choro practices of the Curitiba Conservatory of Brazilian Popular Music. As this activity has been ongoing for over 20 years, it is one of the oldest proposals for choro teaching in this city and has produced active musicians in the music scene. This study aims to investigate how the teaching of popular music, especially choro, occurs in this institution. Our theoretical basis includes studies by music teaching researchers, on the epistemology of teaching practice and in sociology, by means of Pierre Bourdieu's concept of habitus. This ethnographic case study employs participant observation and interviews with some of the teachers responsible for the activity in order to identify how the teaching of choro takes places in this context, shedding light on how the teaching of popular music has been conducted in this institutional environment. Key-words: Choro. Teaching of Choro. Teaching of Popular Music.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/61898
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV