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dc.contributor.advisorCamargo, Denise de, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.creatorCunha, Rosemyriampt_BR
dc.date.accessioned2024-12-19T16:42:01Z
dc.date.available2024-12-19T16:42:01Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61750
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Denise de Camargopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 117-122pt_BR
dc.descriptionÁrea de Concentração: Infância e Adolescênciapt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho é o de entender o que os jovens expressam por meio da linguagem musical, ao participarem da ação interativa em um ambiente musicoterapêutico. Dessa forma, propusemos, a um grupo de dezoito rapazes - participantes de um programa de orientação e recuperação social - um processo científico de Musicoterapia no qual vivenciaram experiências musicais que permitiram a expressão de seus pensamentos, sentimentos, interesses, crenças, valores e anseios. No decorrer dos encontros, os jovens improvisaram ritmos, percutiram instrumentos; cantaram e escutaram canções por eles solicitadas; criaram frases e versos, verbalizaram opiniões e comunicaram posturas corporais. A esse conjunto de dados, que denominamos repertório de significados e sentidos afetivo-culturais, resultante de uma prática viva e real, articulamos as ideias de teóricos da Psicologia e da Musicoterapia, na tentativa de aprofundarmos os conhecimentos da realidade estudada. Como resultado dessa investigação percebemos que por meio da linguagem musical os jovens objetivaram territórios sonoros que se caracterizaram por agregar canções de rap, do rock e do samba. Transitando por entre essas demarcações sonoras, esses rapazes demonstram o tempo histórico em que vivem, os assuntos pelos quais se interessam, os valores com os quais estão se constituindo como sujeitos morais, colocando em suas ações matizes de imaginação e emoção que os revelou como as pessoas que são.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This is a study which aims to understand what youngsters express through musical language in Music Therapy sessions. To accomplish that, we proposed a Music Therapy process to a group of eighteen young boys, who were taking part in a social program. In this process, they would be able to express their thoughts, feelings, interests, beliefs, values and desires. During the sessions, the young boys improvised rhythms, played percussion instruments, sang and listened to songs which they had required, and also created sentences and verses. They talked about their opinions and communicated through body language. We have approximated Music Therapy's and Psychology's theorical ideas to this data, named group of afective-cultural meanings and significances, which derived from a live interaction. This investigation has showed that by musical language the young boys expressed sound territories characterized by rap, rock and roll and samba songs. Wandering through these territories the youngsters revealed the time they live in, the themes of their interest and the values that they are using to build their morality, acting according to their imagination and emotion, which has brought up the people they really are.pt_BR
dc.format.extent123 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPsicologia do adolescentept_BR
dc.subjectMusicoterapiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleJovens no espaço interativo da musicoterapia : o que objetivam por meio da linguagem musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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