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dc.contributor.advisorMarchi Junior, Wanderley, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorCordeiro, Adrianopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-03T18:25:54Z
dc.date.available2023-01-03T18:25:54Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/61630
dc.descriptionOrientador: Wanderley Marchi Júniorpt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractResumo: O PRAEC, Programa Rexona Ades Esporte Cidadão compreende uma proposta de iniciação esportiva que tem como principal objetivo democratizar a prática esportiva utilizando o mini vôlei como metodologia e o esporte como ferramenta de transformação social. Nesse espaço existe uma campanha de valores humanos desenvolvida todo ano com o objetivo de conscientizar os alunos que ali participam sobre a importância desses valores. Martinelii (1996, p. 15) explica que valores humanos são "fundamentos morais e espirituais da consciência humana". Tendo em vista esses aspectos, o objetivo desse estudo foi investigar qual é o possível impacto do PRAEC no comportamento dos alunos de uma turma de Baby vôlei, segundo a perspectiva dos pais desses alunos. Como no espaço do PRAEC, a presença dos pais é algo recorrente, estes são responsáveis por levar seus filhos e, em alguns casos, os filhos de amigos para participar das aulas, pois os alunos das turmas de Baby vôlei são da faixa etária de 8 a 10 anos, visamos entrevista-los buscando possíveis constatações acerca da influência do programa no comportamento desses alunos no que diz respeito à aquisição de valores. Para isto, levamos em conta que nessa categoria é trabalhado especificamente o valor cooperação. Para a coleta de dados com os pais, utilizamos a entrevista estruturada, que para Santos (2004, p. 14), "constitui uma estratégia metodológica que segue um roteiro de perguntas previamente elaborado". Pelo fato de já ter trabalhado no PRAEC e estar em grande parte presente em seu espaço, para realizar esta monografia utilizamos a pesquisa do tipo Qualitativa que, para Ludke (1986, p. 36), "supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, via de regra o trabalho intensivo de campo". Para sustentação teórica da referida pesquisa foram requisitados materiais como: livros, documentos do programa, monografias e dissertações. Os resultados indicaram que o ensino do voleibol no PRAEC, com perspectivas educacionais podem transmitir valores humanos às crianças que se estão trabalhando. Para ORLICK (1998, p. 123), "alguns esportes induzem uma grande quantidade de interdependência cooperativa entre os membros da equipe". Ele cita como exemplo, o voleibol, jogado por participantes onde envolvem muitos esquemas e combinações conjuntas. Corroborando com esta perspectiva, temos, de acordo com o ponto de vista dos pais, que o programa contribuiu para alteração do comportamento das crianças que fizeram parte da categoria Baby vôlei nos anos de 2007 e 2008.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.titleO baby vôlei no programa Rexona Ades Esporte Cidadão / PRAEC : um estudo sobre possíveis alterações no comportamento das criançaspt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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