A experimentação no ensino de Química utilizando a acidificação dos oceanos com foco nos impactos da vida marinha
Resumo
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar a utilização da experimentação no ensino de química como um meio auxiliar no desenvolvimento de consciência ambiental sobre a temática de acidificação dos oceanos e seus impactos para a vida marinha. Para tal, procedimentos experimentais foram desenvolvidos e aplicados em turmas do Ensino Médio, utilizando materiais do dia-a-dia e voltando o foco para a compreensão dos conteúdos e da realidade ambiental atual. Para a primeira prática utilizou-se um indicador ácido-base natural de feijão preto, de forma a introduzir o conteúdo. Ao fim, um questionário foi aplicado inserindo os alunos na questão ambiental. A segunda prática abordava os impactos da acidificação das águas oceânicas para os organismos que utilizam estruturas formadas por carbonato de cálcio (tais como corais, mariscos e ostras). E por meio desta prática, o conteúdo pôde ser trabalhado. Ao fim, houve a aplicação de um questionário, para averiguação da aceitação das práticas pelos estudantes. O resultado foi positivo, indicando que a experimentação pode ser um bom método auxiliar para o aprendizado e o desenvolvimento da consciência ambiental estudantil.