• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Motivação e criatividade em aulas de musicalização infantil sob a perspectiva da teoria do fluxo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FLAVIA DE ANDRADE CAMPOS.pdf (2.305Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Campos, Flávia de Andrade, 1993-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa tem como tema a motivação e criatividade nas aulas de musicalização infantil, tendo como constructo a Teoria do Fluxo de Mihalyi Csikszentmihalyi. O estado do fluxo é chamado também de experiência máxima, e ocorre quando o indivíduo se encontra realizando uma determinada atividade com um profundo envolvimento, concentração e prazer. No entanto, para que o fluxo seja alcançado é necessário que as habilidades do sujeito se mantenham em equilíbrio com os desafios a serem alcançados, para não causar tédio, apatia ou frustração ou mesmo ansiedade. O objetivo central desta pesquisa foi investigar a motivação, o engajamento e o processo criativo das crianças em atividades de criação musical e criação de movimentos corporais em aulas de musicalização infantil. Como delineamento metodológico optou-se pelo estudo de caso. Os participantes dessa pesquisa foram sete crianças entre 6 e 8 anos matriculadas em aulas de musicalização infantil, em uma escola especializada da cidade de Curitiba/PR. Os principais resultados indicaram que as atividades que envolveram o movimento corporal - improvisação com o corpo a partir da música e criação de sequência de movimentos corporais a partir da música - atingiram, em maior frequência, níveis altos em relação ao comportamento das crianças neste contexto. Em relação às categorias de análise, os quesitos emoção/alegria e engajamento/motivação foram os que alcançaram um maior nível de frequência entre as crianças. Espera-se que este trabalho possa contribuir com outras pesquisas da área da Educação Musical e Cognição Musical, bem como proporcionar orientações para professores de musicalização infantil que almejem conhecer suas práticas pedagógicas a partir da ótica da motivação. Palavras-chave: Educação Musical. Motivação. Criatividade. Teoria do Fluxo.
     
    Abstract: The present research has as main theme motivation and creativity in children 's music classes, with Mihalyi Csikszentmihalyi' s Flow Theory as the construct. The state of the flow is also called maximum experience, and it occurs when the individual is performing a given activity with a deep involvement, concentration, and pleasure. However, for the flow to be achieved it is necessary that the subject's abilities remain in balance with the challenges to be achieved, not to cause boredom, apathy or frustration or even anxiety. The central objective of this research was to investigate the motivation, the engagement and the creative process of the children in activities of musical creation and creation of corporal movements in classes of infantile musicalization. As a methodological outline, the case study was chosen. The participants of this research were seven children between 6 and 8 years old enrolled in children's music classes at a specialized school in the city of Curitiba, south Brazil. The main results indicated that the activities that involved body movement - improvisation with the body from the music and creation of a sequence of body movements from the music - reached, more frequently, high levels in relation to the behavior of the children in this context. Regarding the categories of analysis, the questions emotion / joy and engagement / motivation were those that reached a higher level of frequency among children. It is hoped that this work may contribute to other researches in the area of Music Education and Musical Cognition, as well as provide guidelines for teachers of children's musicalization who wish to know their pedagogical practices from the point of view of motivation. Key-words: Musical education. Motivation. Creativity. Theory of Flow.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/61383
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV