Experiências avaliativas no estágio supervisionado
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
King Junior, Luiz Alberto Knor, 1982-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta monografia de Estágio desenvolveu um estudo teórico sobre o tema Avaliação com o objetivo de compreender sua importância na educação e na formação inicial docente, buscando articular o tema às experiências avaliativas ocorridas durante as vivências do Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Setor Litoral. A escola escolhida para o desenvolvimento dos estágios foi o Colégio Estadual Gabriel de Lara no Município de Matinhos-PR. Para compor o corpus desta monografia fez-se necessário uma revisão de literatura com autores que pesquisam o tema e que pudessem sustentar uma análise histórica, documental, crítica, formativa, qualitativa e emancipatória dos processos avaliativos na educação brasileira. Com o aporte teórico adequado, foi possível, realizar uma discussão entre os relatórios e artigos produzidos como documento final avaliativo de cada estágio. As vivências no estágio, tal como o desenvolvimento do estudo teórico para esta monografia, evidenciam uma formação de professores de ciências pautado em uma compreensão e valorização da proximidade com a realidade e na contextualização das práticas pedagógicas para a construção do conhecimento científico.
Collections
- Ciências (Litoral) [18]