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dc.contributor.authorGonçalves, Luzia de Fátimapt_BR
dc.contributor.otherZainko, Maria Amélia Sabbagpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T11:46:25Z
dc.date.available2020-10-15T11:46:25Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/6032
dc.descriptionOrientadora: Maria Amélia Sabbag Zainkopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografia e anexospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho pretende analisar os fundamentos do Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Paraná - AVA - desenvolvido no período de 1995 a 2002, sendo este constituinte e constituído do conjunto de políticas para a reforma da educação básica e do Estado nacionais. Aborda-se este Programa de Avaliação, estabelecendo suas relações com os pressupostos do Estado avaliador, com as orientações dos organismos internacionais e com as políticas nacionais de avaliação empreendidas na década de 90, ressaltando-se que estas vêm na contramão de uma avaliação a serviço da emancipação humana. Diante do exposto, este trabalho de pesquisa inicialmente traz uma abordagem acerca da evolução do campo conceitual da avaliação, ressaltando que este é amplamente atravessado pela dinâmica da vida social. Em seguida, faz-se uma análise acerca da intensificação da avaliação educacional em larga escala, na década de 90, e suas relações com as reformas educacionais, destacando as políticas de descentralização adotadas pelo governo brasileiro e suas implicações com a avaliação. Ainda, procura-se evidenciar, nesta pesquisa, a gênese do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB - e das avaliações em larga escala, na educação básica, nos estados da federação brasileira. Para então, desvelar mais amplamente os fundamentos do Programa de Avaliação do Sistema Educacional do Paraná - AVA: 1995-2002.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to analyze the basic principles of the Programme for the Assessment of the Paraná Educational System - AVA - developed during the period 1995 to 2002, which is a component part of, and incorporates, policies for the reform of primary and secondary education and public education in Brazil. We discuss the Assessment Program and establish its relationship to the assumptions of the State as assessor, to the guidelines of international bodies and to national assessment policies launched in the 90s. We also highlight that the latter are in direct opposition to assessment at the service of human emancipation. In the light of the above, this research study initially discusses the evolution of conceptual aspects of assessment and emphasizes that these are extensively permeated by the dynamics of social life. We then analyze the increased wide-scale use of educational assessment during the nineties and its relationship with educational reforms, underlining the decentralizing policies adopted by the Brazilian government and their implications for assessment. We also endeavour to show how the National Assessment System for Primary and Secondary Education - SAEB - and the wide-scale assessment of primary and secondary education in the Brazilian federation of states came into being. Following this, we elucidate further the basic principles of the Programme for the Assessment of the Paraná Educational System - AVA: 1995 -2002.pt_BR
dc.format.extent169 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Paranápt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçao - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de primeiro grau - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectParaná - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePrograma de avaliação do sistema educacional do estado do Paraná - AVA - 1995/2002 : uma avaliação a serviço da formação humana, ou de favorecimento ao mercado econômico?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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