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dc.contributor.authorCosta, Sheyla Francielle Mayer da, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUrban, Ana Claudia, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-17T19:41:36Z
dc.date.available2019-05-17T19:41:36Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/60070
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Ana Claudia Urbanpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 13/11/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.109-113pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica de professores dos Anos Iniciais no que se refere ao Ensino de História. A questão principal foi: Em que medida a metodologia do Ensino de História voltada aos Anos Iniciais pode mobilizar uma aprendizagem que considera a relação do aluno com um conteúdo ou conhecimento histórico? No percurso da investigação o lugar da História foi (re)pensado a partir da sua dissolução com o advento dos Estudos Sociais. Nesse sentido, coube a primeira etapa a realização de uma pesquisa bibliográfica. Na sequência a análise de documentos que reintroduziram o ensino de História na educação básica brasileira a partir do final da década de 1980 e início da 1990. Para analisar as ações pedagógicas e a formação de professores por meio de questionário tomou-se como pressupostos de investigação as seguintes autoras: Hilary Cooper e Isabel Barca. Os resultados nos levaram a perceber que existe uma distância entre o que se discute para o Ensino de História e a prática pedagógica cotidiana de professores dos Anos Iniciais. Palavras-chave: Ensino de História dos Anos Iniciais. Prática Pedagógica. Aprendizagem Histórica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research had as objective to reflect on the pedagogical practice of teachers of the Initial Years with regard to Teaching History. The main question was: To what extent can the Early Years History Teaching methodology mobilize learning that considers the student's relationship to a historical content or knowledge? In the course of the investigation the place of History was (re) thought from its dissolution with the advent of Social Studies. In this sense, the first step was to carry out a bibliographic research. Following the analysis of documents that reintroduced the teaching of History in Brazilian basic education from the late 1980s and early 1990. To analyze the pedagogical actions and the training of teachers through a questionnaire were taken as research presuppositions the following authors: Hilary Cooper and Isabel Barca. The results lead us to realize that there is a gap between what is discussed for History Teaching and the daily pedagogical practice of Early Years teachers. Keywords: Early Years History Teaching. Pedagogical Practice. Historical Learning.pt_BR
dc.format.extent120 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Conhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleEnsino de história nos anos iniciais : reflexão sobre possibilidades para a prática pedagógicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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