Indicadores de desempenho para a agroindústria : proposta às indústrias beneficiadoras de arroz de Rondônia
Resumo
Resumo: A gestão da informação tem um importante papel na obtenção de vantagens competitivas, o modelo de negócios que centraliza a informação como protagonista já é comum em diversos segmentos e, no agronegócio aprimorar os sistemas gerenciais torna-se fundamental uma vez que o segmento está cada vez mais competitivo. Desta forma, objetivou-se desenvolver um modelo de indicadores para apoiar as tomadas de decisão de gestores agroindustriais. Para tal, mapeou-se de maneira estruturada a literatura sobre a gestão da informação, gestão estratégia, sistemas de mensuração de desempenho, agronegócio e agroindústria para que, possibilitasse a extração de elementos primários que permitissem contextualizar o setor e fundamentar a análise dos dados, bem como a estruturação da proposta do modelo de indicadores balanceado. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cuja concepção filosófica é construtivista, sendo uma pesquisa de caráter exploratório, em que se baseia em procedimentos metodológicos como uma pesquisa aplicada. Fez parte do método a análise conjuntural da cadeia produtiva e o diagnóstico empresarial local, utilizou-se como instrumentos de análise a ferramenta Voyant Tools, que por meio de uma análise textual, forneceu subsídios para a consolidação do mapa estratégico. Concluiu-se que o método e o instrumento de analise utilizado permitiu o atendimento do objetivo proposto desta pesquisa, possibilitando a descrição, diagnóstico e análise conjuntural do segmento do agronegócio bem como a situação agroindustrial local e suas práticas gerenciais e a necessidade por mecanismos de acompanhamento de desempenho e um delineamento estratégico, a proposta do mapa estratégico. Por meio deste estudo será possível melhorar a gestão agroindustrial principalmente pelo aporte do modelo de indicadores proposto para o auxílio às tomadas de decisão. Palavras-chave: Agronegócio. Agroindústria. Indicadores. Mapa Estratégico. Abstract: Information management has an important role in obtaining competitive advantages; the business model that centralizes information, as a protagonist is already common in several segments and, in agribusiness, improving managerial systems becomes fundamental since the segment is increasingly more competitive. In this way, the objective was to develop a model of indicators to support the decision-making of agribusiness managers. For this, the literature on information management, strategic management, performance measurement systems, agribusiness and agribusiness was mapped in a structured way so that it would allow the extraction of primary elements that would allow the contextualization of the sector and base data analysis, as well as the structuring of the balanced indicator model proposal. It is a study of a qualitative nature, whose philosophical conception is constructivist, being an exploratory research, in which it is based on methodological procedures as an applied research. Part of the method was the conjuncture analysis of the productive chain and the local business diagnosis. The tool Voyant Tools was used as tools of analysis, which, through a textual analysis, provided subsidies for the consolidation of the strategic map. It was concluded that the method and the analysis tool used facilitated the fulfillment of the proposed objective of this research, enabling the description, diagnosis and conjectural analysis of the agribusiness segment. In addition, describe the local agroindustry situation and its managerial practices and the need for mechanisms of performance monitoring and a strategic outline, the proposal of the strategic map. Through this study it will be possible to improve the agro-industrial management mainly by the contribution of the proposed indicator model to aid decision-making. Keywords: Agroindustry. Agribusiness. Performance indicators. Strategic Map.
Collections
- Dissertações [77]