dc.contributor.author | Schmidt, Katia Camargo de França | pt_BR |
dc.contributor.other | Pinto, Magda Nanuck de Godoy Holffling Ribas | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-27T17:52:50Z | |
dc.date.available | 2020-02-27T17:52:50Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59613 | |
dc.description | Orientadora : Profª MSc. Magda Ribas Pinto | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho é um Projeto de Intervenção que teve como objetivo orientar os professores e profissionais da educação sobre a saúde vocal, foi realizado no Colégio Estadual Yvone Pimentel, os participantes foram em média 60 profissionais da educação. A metodologia foi dividida em 4 etapas, a primeira foi a apresentação do tema aos Professores e Funcionários a sua importância da saúde vocal. Na segunda etapa foi realizada uma Pesquisa sobre a saúde vocal dos participantes, um questionário com 9 questões para verificar a qualidade da saúde vocal dos participantes. na terceira etapa é Promoção da saúde vocal do professor, dicas de exercícios de alongamentos/aquecimento vocal para serem realizados antes das atividades diárias e sugestões e orientações em um quadro na sala dos Professores e a quarta etapa resultado da saúde vocal, após realizarem a pesquisa, foi entregue via e-mail os resultados para os Professores e funcionários que realizaram o teste, e após a entrega de folder, com as orientações de alimentação e hidratação para adquirir uma saúde vocal adequada para não ter problemas futuros . Com esta intervenção. percebeu a preocupação dos profissionais sobre a saúde vocal, e foi observado que é necessário desenvolver atividades que demonstrem os principais cuidados para orientar profissionais da educação com cuidados com a voz, sendo o seu principal instrumento de trabalho. Visto que muitos professores não obtém cuidados com este instrumento, devido ao aumento de estudantes na sala de aula, o professor necessita um maior esforço em suas pregas vocais, esquecendo deste instrumento importante. Com esse projeto, tem a intenção de orientar os profissionais da educação a prevenir para que futuramente não sejam prejudicados tendo problemas vocais. A intervenção obteve orientações de como hidratar a sua voz e alguns exercícios para serem realizados antes e após as suas atividades profissionais, com objetivo de orientar para que não tenham problemas com disfonias e outros problemas futuros. | pt_BR |
dc.format.extent | 49 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Voz | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Promoção da saúde vocal do professor : projeto de intervenção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |