Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFarrar, Rosanept_BR
dc.contributor.otherBoller, Shirley, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:46:40Z
dc.date.available2020-03-05T17:46:40Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59579
dc.descriptionOrientadora : Profª Shirley Bollerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Introdução: A falta de concentração e indisciplina no ambiente escolar interfere na aprendizagem, gerando desmotivação, falta de interesse e elevando o nível de estresse tanto para o docente quanto para o discente. Visando amenizar o impacto causado pelo estresse propõe-se a prática do Yoga e meditação como meio de promover o interesse e a participação do aluno no seu desempenho escolar. O Yoga é a arte e a ciência do viver humano e está relacionado com a evolução da mente e corpo. Objetivo: O plano de intervenção do Yoga e Meditação em Sala de aula com os alunos do sexto ano do fundamental do colégio estadual Hildebrando Araújo, têm como objetivo tentar reduzir o nível de estresse e indisciplina em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção que utilizou ideias educativas e lúdicas relacionadas a língua Inglesa com exploração do vocabulário do corpo humano, animais e música pautados nos princípios norteadores do Yoga. Resultado: Cada fase do projeto despertou a motivação e a curiosidade dos alunos que se empenharam a executar as tarefas propostas culminando na etapa final que foi a prática do Yoga e a meditação. Alunos relataram sentir tranquilidade, liberdade e um grande relaxamento após a execução das posturas. Conclusão: Diante de tantos problemas dentro do ambiente escolar que resultam na desmotivação, no abandono e evasão, é importante buscar outras alternativas educativas. A proposta do projeto de Yoga em sala de aula é uma novidade que traz benefício, proporcionando o desenvolvimento psicofísico e social em conjunto, professor e aluno.pt_BR
dc.format.extent34 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectIogapt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titleFalta de concentração e indisciplina no ambiente escolar : um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples