dc.contributor.author | Farrar, Rosane | pt_BR |
dc.contributor.other | Boller, Shirley, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T17:46:40Z | |
dc.date.available | 2020-03-05T17:46:40Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59579 | |
dc.description | Orientadora : Profª Shirley Boller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Introdução: A falta de concentração e indisciplina no ambiente escolar interfere na aprendizagem, gerando desmotivação, falta de interesse e elevando o nível de estresse tanto para o docente quanto para o discente. Visando amenizar o impacto causado pelo estresse propõe-se a prática do Yoga e meditação como meio de promover o interesse e a participação do aluno no seu desempenho escolar. O Yoga é a arte e a ciência do viver humano e está relacionado com a evolução da mente e corpo. Objetivo: O plano de intervenção do Yoga e Meditação em Sala de aula com os alunos do sexto ano do fundamental do colégio estadual Hildebrando Araújo, têm como objetivo tentar reduzir o nível de estresse e indisciplina em sala de aula. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção que utilizou ideias educativas e lúdicas relacionadas a língua Inglesa com exploração do vocabulário do corpo humano, animais e música pautados nos princípios norteadores do Yoga. Resultado: Cada fase do projeto despertou a motivação e a curiosidade dos alunos que se empenharam a executar as tarefas propostas culminando na etapa final que foi a prática do Yoga e a meditação. Alunos relataram sentir tranquilidade, liberdade e um grande relaxamento após a execução das posturas. Conclusão: Diante de tantos problemas dentro do ambiente escolar que resultam na desmotivação, no abandono e evasão, é importante buscar outras alternativas educativas. A proposta do projeto de Yoga em sala de aula é uma novidade que traz benefício, proporcionando o desenvolvimento psicofísico e social em conjunto, professor e aluno. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ioga | pt_BR |
dc.subject | Meditação | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.title | Falta de concentração e indisciplina no ambiente escolar : um projeto de intervenção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |