Alimentação saudável : um projeto de intervenção para estudantes atendidos na sala de recursos multifuncional
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Data
2019Autor
Chaves, Raquel Lucimar de Almeida
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Resumo : Introdução: O presente trabalho refere-se à alimentação saudável, especificamente em meio a estudantes atendidos na sala de recursos multifuncional. Inobstante, prepondera-se que tanto a alimentação quanto a educação são direitos garantidos constitucionalmente, ambos previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, precisamente no seu artigo 6º. Ademais, salienta que além de serem direitos, tratam-se de necessidades básicas de todo indivíduo. Objetivo: Expor aos adolescentes atendidos na Sala de Recursos Multifuncional a importância de uma alimentação saudável, bem como, motivá-los a praticar hábitos alimentares diferenciados, despertando-os a pesquisas de receitas e costumes antigos na preparação dos alimentos e temperos saudáveis que possam substituir o sal, ademais, conhecer uma horta orgânica, igualmente, colocar em prática o conhecimento adquirido, isto, mediante uma oficina culinária teórica. Método: Tratase de um projeto de intervenção com participação direta dos respectivos educandos, onde foi trabalhada a relevância de uma alimentação saudável no desenvolvimento dos adolescentes, tanto físico quanto neurológico. Resultados: No decorrer deste foi constatado um surpreendente interesse advindo pelos educandos envolvidos no referido projeto, dado que descobriram que uma alimentação saudável além de ser de extrema relevância para o desenvolvimento, igualmente age como prevenção de doenças. Discussão: O conhecimento advindo do projeto estendeu-se além da sala de aula, uma vez que os alunos compartilharam o aprendizado junto de suas casas e familiares, incentivando a diminuição do consumo de alimentos prejudiciais, deste modo, mitigando problemas oriundos destes, e, em contrapartida orientando o aumento do consumo de alimentos saudáveis. Ainda, salienta-se que o projeto da importância de uma alimentação saudável e da elaboração da horta, que aguçou intrinsecamente nos alunos o interesse ao praticar uma alimentação saudável, bem como periodicamente fazer um acompanhamento de rotina para saber como está a saúde. Considerações: Frisa-se que não só os alunos e sua parentela, mas também os funcionários do colégio que acompanharam desde o início do projeto despertamse para melhorar alimentação, esboçando interesse em elaborar uma horta similar em suas respectivas residências.