dc.contributor.author | Cruz, Melanie Bordignon da | pt_BR |
dc.contributor.other | Boller, Shirley, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:02:46Z | |
dc.date.available | 2020-03-05T18:02:46Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59569 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Shirley Boller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A prática pedagógica da escola de tempo integral pode ser repensada a partir de um planejamento que inclua momentos de relaxamento aos estudantes e desta forma minimize a indisciplina, possibilitando uma melhor concentração e consequentemente resultados positivos na aprendizagem. Com este objetivo, elaborou-se um projeto de intervenção realizado com 30 estudantes de uma turma de 3° ano, com faixa etária de 8 e 9 anos, numa escola de Curitiba. As atividades foram inseridas no planejamento e, portanto, fez parte da aula. Foi realizado no período da tarde, logo que retornavam do horário do almoço, por se considerar o momento mais crítico do dia, pois os estudantes permanecem durante 1 hora, no pátio aberto, brincando livremente. Os estudantes demonstraram satisfação em realizar as atividades e de alguma forma sentiram os benefícios que proporcionou uma melhor concentração durante as aulas conseguintes, devido a tranquilidade aparente que diminuiu a indisciplina. De acordo aos resultados obtidos, recomendase que tais práticas sejam incluídas no planejamento de todos os docentes da escola e que sejam desenvolvidas diariamente para que se torne um hábito. Desta forma, entende-se que a fusão planejamento e prática, traga para os estudantes e docentes uma melhor qualidade na aprendizagem e na saúde. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas de tempo integral | pt_BR |
dc.subject | Relaxamento | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | Técnicas de relaxamento no gerenciamento da indisciplina na sala de aula : um projeto de intervenção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |