• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Adaptação de materiais pedagógicos para a aprendizagem do deficiente visual no processo de inclusão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DANIELE CRISTINA COSTA OLIVEIRA.pdf (565.6Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Oliveira, Daniele Cristina Costa, 1986-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Introdução: Propor uma adaptação de materiais pedagógicos atualmente utilizado nas aulas para melhor manuseio e aprendizagem do aluno com deficiência visual incluso em rede regular pode trazer benefícios no processo de inclusão. Objetivo: Proporcionar a aprendizagem de qualidade aos alunos com deficiência visual durante o processo de inclusão. Método: Trata-se de um projeto de intervenção que buscou, através de questionários com docentes, as principais dificuldades enfrentadas em sala de aula ao receber um aluno com deficiência visual, também se utilizou de pesquisa bibliográfica, através de diferentes autores que relatam pelo referido tema. Para o questionário foram utilizadas de cinco questões fechadas encaminhadas a todos os docentes da escola onde aplicou-se o projeto de intervenção. Resultados: A maioria dos professores são do sexo feminino, tendo um tempo superior a 10 anos de sala de aula, até mesmo na mesma escola e atuando na mesma série escolar. Dos 14 profissionais entrevistados 30% estão capacitados com curso de educação especial para atuar no processo de inclusão, onde 11 já tiveram alunos incluso na rede regular. Quando questionados sobre as principais dificuldades encontradas ao receber um aluno incluso os mesmo responderam em 1º Falta de material pedagógico, 2º espaço físico, 3º Falta de um profissional auxiliar e em último a falta de preparo especializado. Discussão: A adaptação do material do aluno incluso auxilia o mesmo a ter uma melhor qualidade de vida em seu processo de inclusão e ajuda o professor a transmitir conhecimento no processo de aprendizagem do aluno. Considerações: Uma das maiores dificuldades em sala de aula é encontrar material pedagógico ao aluno com deficiência visual para que ele assimile o conteúdo transmitido pelo professor, e a adaptação de materiais pode fazer com que o aluno entenda e interaja em sala de aula, tornando mais fácil o processo de inclusão.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59567
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [319]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV