dc.contributor.author | Pawlak, Valéria Gremski | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T17:32:44Z | |
dc.date.available | 2020-03-05T17:32:44Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59563 | |
dc.description | Orientadora : Profa. Drª Vanessa Comasseto A. de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A automedicação pode estar diretamente ligada à diversas causas socioculturais, as quais levam os indivíduos a consumir medicamentos para curar uma doença ou aliviar seus sintomas. Tal prática é frequente no Brasil, e, em razão das suas consequências negativas pode ser considerada como um problema de saúde pública. Buscando meios de amenizar o grande consumo de medicamentos no país, principalmente através da automedicação, surgem tratamentos alternativos para diversas patologias, dentre eles a fitoterapia. A fácil obtenção e a grande tradição do uso de plantas medicinais, contribuem para sua utilização pelas populações dos países em desenvolvimento. Tendo como fundamentação do projeto de intervenção o uso inapropriado de medicamentos e os tratamentos alternativos, como o uso de plantas medicinais, tem-se como objetivo geral divulgar o conhecimento científico a respeito de tais informações no âmbito escolar. Como objetivos específicos têm-se identificar o nível de conhecimento dos alunos sobre medicamentos, suas implicações e produtos naturais; e desenvolver oficinas e palestras a respeito dos temas tratados. Através da análise de desempenho dos alunos, foi possível observar que o projeto atingiu os objetivos, e foi possível a elaboração de práticas que permitiram a discussão de ações voltadas à promoção de saúde à educação ambiental. Além disso, avaliouse a distinção entre os medicamentos alopáticos e fitoterápicos e a importância de não automedicar-se. A participação dos alunos foi expressiva e conforme os depoimentos, projetos interdisciplinares e com metodologias diferenciadas facilitam o aprendizado e incentivam o estudo, transformando-o em algo prazeroso e que possa ser útil para a sua vida, saúde e bem-estar da comunidade que está inserido. | pt_BR |
dc.format.extent | 32 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Automedicação | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.title | A automedicação e plantas medicinais : sua utilização por escolares e consequências | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |