dc.contributor.author | Marques, Elaine Heloisa | pt_BR |
dc.contributor.other | Oliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de, 1983- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T14:12:42Z | |
dc.date.available | 2020-02-20T14:12:42Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/59550 | |
dc.description | Orientadora : Vanessa Comassetto A. de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho procurou apresentar estratégias para uma melhor compreensão da prescrição medicamentosa por parte dos Responsáveis e /ou mães dos pacientes em tratamento de câncer, respeitando o perfil de conhecimento e domínio de cada mãe e utilizando de recursos lúdicos e de fácil entendimento. Essa comunicação significativa e simples foi eleita pela possibilidade de atuar em caráter preventivo e corretivo no entendimento do receituário médico. Um aspecto observado nessa realidade é a dificuldade das mães/acompanhantes em compreender e organizar-se perante um número significativo de medicamentos no tratamento de Neoplasias do seu (sua) filho(a) comprometendo assim o sucesso da resposta terapêutica do paciente, além dos riscos causados ao tratamento e possíveis impactos negativos
no resultado farmacológico. Apresenta também a importância do trabalho em equipe da educação e saúde visando objetivos comuns que é a recuperação do paciente, a eficácia e resultados do tratamento e a qualidade de vida do mesmo e todos esses aspectos estão ligados e sujeitos a uma boa compreensão da prescrição medicamentoso sendo um dos momentos mais relevantes para o sucesso do tratamento. A problemática foi trabalhada através da perspectiva de uma aprendizagem significativa e singular, respeitando o conhecimento prévio do sujeito. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. : il., color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos - Prescriçao | pt_BR |
dc.subject | Medicamentos - Administração | pt_BR |
dc.subject | Tratamento | pt_BR |
dc.subject | Adesão | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Compreensão | pt_BR |
dc.title | Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |