Alimentação saudável na merenda escolar nas séries iniciais do ensino fundamental : uma proposta da agricultura familiar
Resumo
Resumo : Trata-se de um projeto de intervenção com o objetivo incentivar o hábito da alimentação saudável na escola através da valorização da merenda escolar propondo práticas pedagógicas que promovam um aprendizado voltado ao despertar por uma vida de qualidade. O referido estudo trata de um projeto de intervenção contemplando o 4º ano das séries inicias do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Clair do Rocio Sandri, situada no Bairro Tanguá, município de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. A metodologia deste projeto está dividida em quatro momentos: 1º momento: Alimentação Saudável, um estudo sobre o tema abordado através de textos para leitura, discussões e interpretações, atividades em folha e, caderno e livros didáticos e aulas expositivas em sala de aula com a professora regente. 2º momento: Rodas de conversa. Foi convidado uma nutricionista para conversar com os alunos sobre alimentos saudáveis e não saudáveis e possíveis doenças que pode afetar nosso organismo através da alimentação, como também a
merendeira da escola e produtor rural que fornece alimentos para a merenda escolar dos alunos. 3º momento: Promovendo Saúde. Palestras com demonstrações de embalagens para analisarem sua tabela nutricional, filmes educativos e apresentação do trabalho do produtor rural. 4º momento: O Concurso. Os alunos foram convidados a participar de um concurso entre as escolas do mesmo município e suas atividades foram apresentadas pela equipe gestora da escola em seminário. OS RESULTADOS obtidos foram percebidos no momento da merenda escolar, pois os alunos aumentaram o consumo dos alimentos ofertados pela escola, comendo mais frutas e verduras e trazendo menos alimentos industrializados para a hora do recreio, correspondendo os conteúdos trabalhados através das atividades contempladas no primeiro momento das intervenções. No segundo momento os alunos participaram de roda de conversa com merendeira e agricultora familiar, onde aprenderam valorizar os alimentos que compõem o cardápio da merenda escolar, assim como conhecer o
trabalho dos produtores da região onde a escola está inserida. Os alunos também colocaram em prática as pesquisas sobre a tabela nutricional de alimentos industrializados que costumam ingerir, comparando com os naturais, conforme informações recebidas nas palestras com nutricionistas que aconteceram no terceiro momento das intervenções e os cuidados com a saúde alimentar. No quarto e último momento os alunos participaram de um concurso promovido pela secretaria de educação do município, pois consideraram importante divulgar os trabalhos realizados e também alertar sobre a importância da alimentação saudável na escola. CONCLUSÃO: Foi possível perceber a mudança de pensamento sobre a alimentação dos alunos do 4º ano, assim como das demais turmas da escola, pois esta turma se
tornou multiplicados de informações na escola.