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dc.contributor.authorWessling, Daniela, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherPontes, Letícia, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:34:17Z
dc.date.available2020-03-05T17:34:17Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59530
dc.descriptionOrientador : Prof. Dra. Letícia Pontespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A mudança na sociedade, com os avanços tecnológicos vem ganhando cada vez mais espaço na rotina das famílias, influenciando nas escolhas das brincadeiras das crianças. As ferramentas tecnológicas têm substituído os momentos de lazer e interação pessoal entre pais e filhos. Este trabalho tem como objetivo resgatar brincadeiras clássicas com crianças do Ensino fundamental e, evidenciar os seus benefícios no desenvolvimento e socialização das crianças, dos 2º anos de uma escola da Rede Municipal de Joinville-SC. Participaram 48 alunos, sendo 25 meninas e 23 meninos, do segundo ano do Ensino Fundamental. Para seu desenvolvimento realizou-se, inicialmente, uma aula expositiva, com o auxilio do recurso de slides, para apresentar aos alunos a diferença entre brincadeiras e brinquedos. Para a coleta de dados foi utilizado como ferramenta um questionário semiestruturado, com 13 perguntas, das quais 5 perguntas semiabertas e 8 perguntas fechadas. Com os resultados obtidos pode-se constatar que as crianças estão, cada vez mais cedo, tendo acesso aos objetos eletrônicos como os Tablets, smartphones, computadores, videogames. Outra observação em cima dos dados obtidos com o questionário é que os pais estão brincando pouco com seus filhos, e em alguns casos os pais nunca brincam, não tendo esse momento de interação entre pais e filhos. Como intervenção, realizou-se o "Dia do Brinquedo", no qual os alunos trouxeram um brinquedo na data estipulada. Um segundo dia foi planejado conforme as brincadeiras mais citadas. Na turma do matutino foram desenvolvidas as atividades de pega-pega, pega-gelo e futebol e na turma do vespertino foram desenvolvidas as atividades de futebol, pega-pega e pular corda. Um último momento se deu na sala informatizada e, os alunos sentaram em duplas e puderam vivenciar os jogos eletrônicos com um viés educativo, como o jogo da memória.pt_BR
dc.format.extent36 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectJogos eletronicospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleBrinquedos e brincadeiras : crianças em movimentopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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