• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016065P8 Programa de Pós-Graduação em Odontologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016065P8 Programa de Pós-Graduação em Odontologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIO ANTONIO MARCAL SILVA.pdf (2.668Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Silva, Júlio Antônio Marçal
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo desde trabalho é avaliar qualitativamente o uso de aplicativo mobile (app) como ferramenta auxiliar de ensino para graduação na disciplina de Estomatologia. O app foi desenvolvido a partir de plataforma digital, e disponibilizado gratuitamente para os sistemas Android® e iOS®. O conteúdo desenvolvido inclui vídeos de técnicas de exame e biópsia, textos relacionados aos conteúdos trabalhados na disciplina, dicas para o dia a dia clínico e biossegurança, além de um atlas clínico com imagens colhidas no banco de imagens da disciplina. Também foram disponibilizadas informações relacionadas ao funcionamento da disciplina, como cronograma, planos de aula e material de apoio, e também links para atividades propostas em sala de aula. Hoje o mesmo é ferramenta de apoio educacional, se tornando parte indissociável da disciplina, servindo como elo estreitador da relação docentediscente. Para avaliar a experiência de uso, foram criados 3 grupos de interesse (Alunos usuários, profissionais de tecnologia da informação e profissionais da área de estomatologia/patologia bucal), que após utilizarem o app, responderam a um questionário online, baseado em uma escala de significação. Após a coleta dos dados foi possível interpretar que o app teve uma ótima aceitação, e é tido como uma ferramenta de apoio muito válida, que segundo os entrevistados até poderia ter validade externa para outras disciplinas do campo odontológico. Provavelmente pela facilidade de acesso, gratuidade e mobilidade dos aplicativos para smartphones, os mesmos sejam muito além de uma tendência educacional, e sim, uma realidade já presente no nosso dia a dia, que possui cada vez mais incentivadores e usuários. Palavras-Chave: Aplicativo, Ensino, Estomatologia.
     
    Abstract: The objective of this study is to evaluate the use of mobile app (app) as an auxiliary teaching tool for graduation in the discipline of Stomatology. The app was developed from a digital platform, and made available for free to Android® and iOS® systems. The developed content includes videos of exam and biopsy techniques, texts related to the content worked on in the discipline, tips for clinical day-to-day and biosafety, as well as a clinical atlas with images taken from the image bank of the discipline. Information related to the discipline's functioning was also made available, such as a schedule, lesson plans and support material, as well as links to activities proposed in the classroom. Today it is a tool of educational support, becoming an inseparable part of the discipline, serving as a closer link between the teacher-student relationship. To evaluate the experience of use, 3 interest groups were created (users students, professionals of information technology and professionals in the field of stomatology / oral pathology), who after using the app, answered an online questionnaire, based on a scale of meaning After the data collection it was possible to interpret that the app had an excellent acceptance, and is considered as a very valid support tool, which according to the interviewees could even have external validity for other disciplines of the dental field. Probably because of the ease of access, gratuity and mobility of smartphone applications, these are far beyond an educational trend, but a reality already present in our daily lives, which has more and more supporters and users. Key Words: Application, Education, Stomatology.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59511
    Collections
    • Dissertações [151]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV