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dc.contributor.authorOliveira, Marcelo Pereira de, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherSarquis, Leila Maria Mansano, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherMeier, Marineli Joaquim, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-18T14:54:58Z
dc.date.available2020-02-18T14:54:58Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59503
dc.descriptionOrientadora : Professora Dra. Leila Maria Mansano Sarquispt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Professora Dra. Marineli Joaquim Meyerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No processo de formação dos profissionais de nível médio técnico subsequente, ainda existem problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem relacionados à abordagem do tema saúde do trabalhador de forma interdisciplinar ou de forma especifica na grade curricular. Como objetivo geral, este projeto de intervenção propôs desenvolver ações educativas aos estudantes da educação profissional sobre a prevenção de doenças do trabalho, profissionais e acidentes de trabalho. A reaiização do projeto de intervenção foi desenvolvida na Escola Estadual Professor Elysio Vianna, situada na rua Salgado Filho N° 1320 Bairro Guabirotuba, cidade de Curitiba. O colégio oferta diferentes modalidades de ensino, possui 32 turmas e 769 matriculas distribuídas em ensino fundamental, ensino médio, ensino médio integrado e subsequente com os cursos de Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Química e Técnico em Qualidade. Os assuntos abordados durante a semana estavam relacionados às questões profissionais, saúde, segurança e questões sociais que estão na vida pessoal e profissional dos estudantes trabalhadores. Os pontos fortes das atividades foram as atividades práticas e construção de conhecimento com outras realidades e possibilidades diferentes dos modelos pedagógicas tradicionais. Na execução do projeto de intervenção foram identificadas certas carências dos alunos em relação a novas práticas e possibilidades de ensino e aprendizagem, não só sobre saúde do trabalhador, mas também de atividades que estão relacionadas as suas futuras atividades profissionais. Como exemplo dessa proposta de intervenção sobre a saúde do trabalhador, abre-se um leque para novas pesquisas para a relação educação profissional, saúde do trabalhador e educação. Espera-se que essas novas pesquisas em futuro próximo, questionem e investiguem as políticas públicas de educação, saúde do trabalhador, infraestrutura escolar e questões sociais para a melhoria da educação profissional e básica.pt_BR
dc.format.extent39 p. : il.,color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Escolas publicaspt_BR
dc.subjectEducação - Politicas publicaspt_BR
dc.titleA saúde do trabalhador na educação profissional : projeto de intervenção nos cursos de educação profissional da Escola Estadual Elysio Vianapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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