• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências da Saúde
    • Saúde para professores da educação fundamental e média
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Habilidades socioemocionais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JULIANA CRITINA GOMES ALBERTON MENDES.pdf (945.7Kb)
    Data
    2018
    Autor
    Pereira, Juliana Cristina Gomes Alberton Mendes, 1983-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Trata-se de um projeto de intervenção escolar, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento habilidades voltadas ao comportamento construtivo nos estudantes, para que, em uma situação em que o aluno possa ser exposto às oscilações sentimentais, saibam reagir de forma positiva sem ferir a integridade de outros. Na expectativa de estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais desenvolvemos o Projeto de Intervenção – Habilidades Socioemocionais em ambiente escolar; por analisarmos certas fragilidades nas atitudes dos adolescentes, em lidar socialmente com seus sentimentos e também com os sentimentos de outras pessoas. Com atividades que desenvolvem a empatia procuramos apresentar algumas analises para convivermos em uma sociedade mais saudável com relação as atitudes interpessoais. Focamos em estudantes iniciando sua adolescência por demanda de notificações e necessidade de intervenção de adultos, profissionais da escola. Em alguns momentosos estudantes demontraram sentimentos que normalmente não são construtivos aos seres humanos como mágoas de familiares, prazeres incomuns, alguns hábitos que não condiz com a idade, entaão deixamos como sugestão a continuidade deste projeto para que médicas e/ou especialistas fizessem uma avaliação de alguns pontos direcionados. Para nós, a melhor parte do projeto foi observar o interesse e os comentårios apreciativos dentro da toda comunidade escolar. Este projeto de intervenção contribuiu para um refletir de comportamentos e ações entre alunos e professores com o fulcro de direcionar um novo olhar e comportamento sobre as situações cotidianas. A proposta do projeto de intervenção foi aplicada na Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, rua Professora Delminda Santos número 80, pertencente ao bairro Sítio Cercado, na cidade de Curitiba. A instituição atende aproximadamente quinhentos e vinte estudantes do Ensino Fundamental. Para este projeto de intervenção desenvolvemos cinco atividades entre os meses de novembro e dezembro de 2018. Por meio de atividades de autoconhecimento e foi realizada muita convesa e destacados alguns exemplos de nosso cotidiano. Com a proposta de construir juntos um espaço formativo e também. Buscando reconhecer os sentimentos que prevalecem em maior frequência entre os estudantes da turma, com diferentes encontros e técnicas apropriadas e adequadas para o tema em questão. Como considerações finais podemos afirmar que a expectativa de estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, trouxe respostas imediativas bem satisfatórias ao grupo envolvido, pois a participação efetiva e interessada dos estudantes sinalizou o quanto este assunto foi importante de ser debatido entre todos. Conseguimos de certa maneira mostrar, instigar aos estudantes a identificarem as habilidades socioemocionais em si e no outro no âmbito escolar, estimular um assunto que era de pouco conhecimento dos adolescentes desta turma, assim como também da professora regente da turma que desconhecia o estilo das atividades propostas e solicitou referências sobre o assunto. Para nós, a melhor parte do projeto foi observar o interesse e os comentårios apreciativos dentro da toda comunidade escolar.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/59502
    Collections
    • Saúde para professores da educação fundamental e média [318]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV