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dc.contributor.authorMartins, Marcia Marcelino da Silvapt_BR
dc.contributor.otherMeier, Marineli Joaquim, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T17:41:19Z
dc.date.available2020-03-05T17:41:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59498
dc.descriptionOrientadora : Profª. Marineli Joaquim Meierpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O estresse é uma resposta, física ou mental, do organismo a uma situação extrema ou importante, que geralmente aparece numa situação de ameaça ou pressão. Esta resposta libera uma série de reações químicas no organismo, o que provoca reações fisiológicas. Evidenciando-se estas reações, o projeto de intervenção apresentado objetiva a vivência da dança como atividade para amenizar e prevenir os sintomas do estresse. Esta forma de linguagem da arte se mostra efetiva como uma ferramenta para proporcionar momentos de descontração, de relaxamento, de pensar no próprio eu e desligar-se das tensões do dia-a-dia, por meio de atividades que reduzem as sensações de tensões e efeitos do estresse. Foram realizadas dez aulas de dança, com duração de uma hora para os profissionais da Secretaria Municipal da Educação, da Gerência de Desenvolvimento Profissional, convidados a participar deste projeto de intervenção, por vivenciarem estresse significativo no âmbito profissional. A prática proposta, as aulas de dança foram iniciadas e finalizadas com o preenchimento de um medidor de estresse, para uma verificação da sensação antes e depois da aula de dança, se há uma diferença de sensação das participantes quando terminavam as atividades. As aulas eram compostas de quatro momentos: o primeiro momento, caracterizado por atividades corporais de aquecimento. O segundo momento, a exploração do ambiente físico, com o corpo e movimentos respectivos de diferentes níveis: alto, médio e baixo, com o tempo do movimento: contínuo ou fragmentado. O terceiro momento visa a construção de uma coreografia, por meio do método de progressão, que é a construção de conjuntos, blocos de passos de dança, nas formações dos compassos musicais de um determinado ritmo, proposto em cada aula. O quarto momento finaliza a aula com exercícios respiratórios, atividades de alongamento e flexibilidade, com a intenção desacelerar a pulsação e respiração. Os resultados obtidos foram satisfatórios, as participantes relataram que após as aulas, perceberam uma sensação agradável, de calma, de relaxamento e de felicidade, indicando que no momento da aula desligaram-se das tensões experienciadas até o momento da aula.pt_BR
dc.format.extent110 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectTerapia pela dançapt_BR
dc.subjectRelaxamentopt_BR
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.titleA dança como alívio e prevenção do estresse : projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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