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dc.contributor.advisorFaro, Vitor Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorJoly, Nelson Henriquept_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T17:35:19Z
dc.date.available2023-05-30T17:35:19Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/59387
dc.descriptionOrientador: Dr. Vítor Pereira Faropt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Construção Civil. Defesa : Curitiba, 22/07/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 119-128pt_BR
dc.description.abstractResumo: O transporte rodoviário no Brasil é o principal sistema logístico. As rodovias por sua vez, acabam cruzando regiões de encostas naturais da Serra do Mar, as quais se constituem basicamente por solos residuais e coluvionares o que pode ocasionar a obstrução devido algum movimento de massa. Os processos de instabilização estão normalmente associados a ocorrência de eventos pluviométricos de grandes intensidade e duração e demandam o desenvolvimento de estudos que busquem reduzir sua ocorrência ou ao menos suas consequências por meio de um melhor entendimento do processo. Diante desta temática esse trabalho teve como objetivo descrever, através de leitura de instrumentos (tensiômetros, piezômetros e pluviógrafo) a influência das chuvas no desenvolvimento das poropressões, especificamente, no estudo de caso de um trecho da pista sul da rodovia BR-101 no km 140+700m. As análises consistiram em selecionar eventos chuvosos e avaliar a influência de eventos pluviométricos nas variações dos perfis de poropressão. Em complemento a isto as pluviosidades observadas em campo para o desenvolvimento das frentes de umedecimento foram comparadas com um método teórico e as leituras dos tensiômetros, piezômetros e pluviógrafo caracterizadas baseando-se em critérios estatísticos buscando compreender os padrões de comportamento em diferentes períodos do ano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Road transport in Brazil is the main logistics system. The highways in turn end up crossing regions of natural slopes of the Serra do Mar, which are basically formed by residual soils and coluvionares which can cause the obstruction due to some mass movement. The processes of instabilization are usually associated with the occurrence of pluviometric events of great intensity and duration and require the development of studies that seek to reduce their occurrence or at least its consequences through a better understanding of the process. In view of this theme, the objective of this work was to describe the influence of rainfall on the development of poro water pressures by reading instruments (tensiometers, piezometers and rain gauges), specifically in the case study of a section of the southern runway of the BR-101 highway in km 140 + 700m. The analyzes consisted in selecting rainy events and evaluating the influence of rainfall events on the variations of the poro water pressure profiles. In addition to this the observed rainfall in the field for the development of wetting fronts was compared with a theoretical method and the tensiometers, piezometers and pluviometer readings were characterized based on statistical criteria seeking to understand the patterns of behavior in different periods of the year.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEngenharia rodoviariapt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectChuvaspt_BR
dc.subjectInfiltraçãopt_BR
dc.subjectGeologia de engenharia - Instrumentospt_BR
dc.titleAnálise do efeito das chuvas no desenvolvimento das poropressões : estudo de caso para um talude contido na serra do marpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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