A atuação do/a assistente social na assistência estudantil do Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Paranaguá
Resumo
Este trabalho apresenta a sistematização da atuação do/a profissional do Serviço Social na Política de Educação no Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá, com ênfase na Assistência Estudantil. Objetiva-se analisar o trabalho do/a Assistente Social junto a Assistência Estudantil realizada no IFPR campus Paranaguá. A pesquisa busca contextualizar a inserção do/a Profissional na Educação a partir da Constituição Federal de 1988 que caracteriza a Educação como um direito social. Serão apontadas as transformações sociais que ocorrem por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e do Serviço Social. Utilizou-se como método, a triangulação de métodos, que traz a articulação dos dados quantitativos com os qualitativos por meio da vivência de estágio supervisionado da pesquisadora, apresentação do Perfil Socioeconômico dos/as estudantes da Assistência Estudantil do ano de 2018 e entrevista semiestruturada com as Assistentes Sociais do IFPR Campus Paranaguá. Como resultado, verificou-se que a atuação do Serviço Social na Assistência Estudantil é realizada em diversas atividades no Campus, que contribuem para que o/a estudante tenha melhores condições de concluir seus estudos e consequentemente ter êxito, tornando necessária a inserção do profissional nesse espaço sócio ocupacional, materializando direitos e viabilizando formas de combate à desigualdade social.
Collections
- Serviço Social (Litoral) [142]