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dc.contributor.advisorLima, Myrian Regina del Vecchio de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorLiali, Nicholle Ferreira Murmelpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-06-18T13:49:00Z
dc.date.available2019-06-18T13:49:00Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58768
dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Myrian Regina Del Vecchio de Limapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social Defesa : Curitiba, 28 de junho de 2018.pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 191-194pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa procura investigar de que forma os polos ideológico e econômico do jornalismo, conforme a teoria de Nelson Traquina (2005), são alterados pelo fenômeno do jornalismo pós-industrial (ANDERSON et al, 2011), consequência dos adventos da Internet e da globalização, que subvertem o paradigma da comunicação de massa em favor das trocas de significados horizontais e em rede. Parte-se da premissa que esse novo modelo comunicacional alterou o contrato econômico do jornalismo de massa e abriu precedente para novas formas de empresa jornalística e, consequentemente, outras relações de trabalho, formatos de conteúdo para públicos variados. O presente trabalho enfatiza as experiências de jornalistas profissionais na Internet brasileira, a fim de identificar como o jornalismo se concretiza enquanto ramo econômico e função social de mediação dos discursos no coletivo. A metodologia se situa como qualitativa, utilizando a análise de discurso guiada por conceitos de formação discursiva, de Foulault (1999) e instituição enunciativa, de Maingeneau (2004). Para tanto, foram selecionados veículos noticiosos puramente digitais: Projeto Draft, Brio Sotires, Volt DataLab e Agência Lupa, e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com jornalistas que atuam nestas plataformas para identificar sua percepção acerca do momento pós-industrial do jornalismo. Como reforço para o debate teórico, recorremos aos autores canadenses Jean Charron e Jean Boneville (2017), cujos conceitos de hiperconcorrência e economia da atenção ajudam a traçar um quadro mais detalhado das transformações internas ao jornalismo. Em um segundo momento, Pierre Bourdieu (2005; 2007 e 2008) se insere na discussão por meio da noção de um campo jornalístico, entendido como espaço simbólico em crise, e obrigado a rever os capitais econômicos, intelectuais e simbólicos que orientam seus agentes - ou seja, o habitus desses sujeitos dentro do campo e para com a sociedade em tempos de cibercultura, em que a distinção do jornalista como detentor dos saberes e ferramentas da produção e circulação de discursos legítimos em sociedade se vê abalada. Ao longo do percurso investigativo, percebemos três instâncias discursivas que manifestam transformações profundas nos polos econômico e ideológico do jornalismo nos veículos estudados. A fala dos profissionais evidencia desafios, oportunidades e incertezas de criar e manter uma plataforma jornalística pensada para a Internet, a interface dessas mídias com o público e seus recursos revelam esforços conscientes para adaptar a linguagem e o visual do jornalismo não apenas para a Internet, mas para as formas de fruição de conteúdo e de engajamento dos leitores em ambiente digital. Por fim, o estudo minucioso de amostras de texto de cada mídia nos permitiu identificar recursos de hipertextualidade, multimedialidade, memória e outras características do jornalismo para a web, distribuídas de formas convenientes para a proposta editorial de cada veículo do corpus. Ao conectarmos esses três patamares, o grande discurso que se desdobra ao final da pesquisa é de que empresas pequenas, com formatos editoriais e de negócio leves e de fácil experimentação, e voltadas a públicos ou formatos jornalísticos altamente especializados tendem a caracterizar a produção jornalística pós-industrial. Porem permanecem desafios, principalmente atingir solidez institucional nos moldes do jornalismo como o conhecíamos. Palavras-chave: jornalismo pós-industrial, Internet, novas práticas jornalísticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research seeks to investigate how the ideological and economic realms of journalism, as defined by Portuguese author Nelson Traquina (2005), have changed due to the rise of post-industrial journalism (ANDERSON et al., 2011), as a result of globalization and the evolution of the Internet. Our main premise is that new editorial enterprises, journalistic formats, work dynamics and audience segmentation were made possible by this new phase of journalism, and these new opportunities also mean new challenges. This dissertation emphasizes the accounts of Brazilian professional journalists working in web-based media, in order to identify how journalism happens, both as an economic activity and the social necessity of mediating voices throughout society. In terms of methodology, this research is mainly qualitative, based on discourse analysis guided by the concepts of discursive formation, Foulault (1999) and discursive institution, Maingeneau (2004). We chose four journalists working at the following news websites: Projeto Draft, Brio Sotires, Volt DataLab and Agência Lupa, then conducted semi-structured interviews with them in order assess their impressions on post-industrial journalism and how it affects their work. Aiming to take our theoretical debate further, we resorted to Canadian authors Jean Charron and Jean Boneville (2017), who provided concepts such as hypercompetition and attention economy, which helped us draw a more detailed picture of the internal transformations of journalism. Key concepts by French sociologist Pierre Bourdieu (2005; 2007 and 2008) were also used to understand the current journalistic field as a symbolic space going through crisis, and forced to review the economic, intellectual and symbolic resources that used to set professional journalists apart - meaning their habitus towards their profession and society as whole. Throughout our research, we noticed three instances of analysis, which have confirmed our early assumption that deep transformations have occurred within the economic and ideological realms of journalism. During interviews, professional journalists from the four selected websites have discussed the challenges, opportunities and uncertainties that come with creating and maintaining a journalistic platform especially designed for the Internet. As we examined the homepages and their features, we noticed they have been created and perfected not only for the sake of catching the reader's attention, but also for providing the best experience possible in terms of information consumption. Finally, a detailed study of text samples from each media allowed us to identify elements such as hypertext, multimedia, archive and other web journalism traits aiming at optimizing the reader's experience. By combining all three analytical perspectives, the bigger picture that unfolds at the conclusion of this research, is that newer and future journalistic enterprises that tend to succeed in the age of post-industrial journalism are those with lighter, more cost-effective business structures, as well as room for experimentation content-wise. Still, the main challenge for these companies lies in achieving institutional stability similar to that of mass communication media. Key words: post-industrial journalism, Internet, New journalistic practices.pt_BR
dc.format.extent196 p. : il., color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJornalismo - Aspectos politicospt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleReconfiguração dos polos ideológico e econômico : experiências de profissionais em tempos de jornalismo pós-industrial no Brasilpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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