dc.contributor.advisor | Araújo, Carlos Henrique Coimbra | pt_BR |
dc.contributor.author | Reck Neto, Ivo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-15T13:51:30Z | |
dc.date.available | 2019-01-15T13:51:30Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/58416 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Henrique Coimbra Araújo | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa : Curitiba, 28/03/2018 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p.105-110 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente dissertacao discute a problematica do consumo de energia pelos modos do transporte urbano, tendo Curitiba como referencia, cidade reconhecida mundialmente pelo seu sistema de transporte publico. O sistema coletivo de Curitiba diariamente realiza mais de um milhao de viagens em sua area urbana, conceito replicado em diversas cidades sul-americanas, norte-americanas e asiaticas, so na China sao milhares de quilometros dedicados a corredores exclusivos de transporte, aqui conhecidos como canaletas. Entretanto, pouco se fala sobre sua condicao atual. Anualmente, ha uma queda gradativa no numero de usuarios do sistema, parte deles migrando para modos individuais de transporte, sendo a grande maioria para os motorizados, carros e motos. Esse efeito tem gerado uma demanda excessiva de consumo de combustivel, energia per capita. Sao mais pessoas em veiculos individuais motorizados e menos pessoas em veiculos coletivos. Assim, a cidade tem se tornado cada dia mais ineficiente em consumo de energia. Nessa problematica, a presente dissertacao demonstra em que condicoes encontram-se os niveis de consumo de energia nos modos de transporte existentes na capital paranaense, bem como os fatores que influenciam nessa condicao. Atraves de uma abordagem teorica e empirica da condicao da mobilidade em nossa cidade, com o objetivo de identificar o real numero de passageiros por modo e seu consumo de energia, por meio de levantamentos volumetricos de campo, constatou-se que ha um uso excessivo de automoveis no horario de pico e uma baixa taxa de ocupacao veicular, agravando o indices de consumo de energia pelo transporte. Palavras chave: Desenvolvimento, Energia, Meio Ambiente, Mobilidade, Transporte | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation discusses the problem of energy consumption by urban transport modes, with Curitiba as a reference, a city recognized worldwide by its public transport system. The collective system of Curitiba daily carries out more than one million trips in its urban area, concept replicated in several South American cities, North American and Asian, only in China are thousands of kilometers dedicated to exclusive transport corridors, here known as "canaletas". However, little is said about his current condition. Annually, there is a gradual decrease in the number of users of the system, some of them migrating to individual modes of transportation, most of which are for motoryzed, cars and motorcycles. This effect has generated an excessive demand for fuel consumption, per capita energy. There are more people in individual motor vehicles and fewer people in collective vehicles. Thus, the city has become increasingly inefficient in energy consumption. In this problem, the present dissertation demonstrates the conditions under which the levels of energy consumption in the transport modes in the state of Parana, as well as the factors influencing this condition, are found. Through a theoretical and empirical approach to the condition of mobility in our city, in order to identify the real number of passengers by mode and their energy consumption, through volumetric field surveys, it was verified that there is an excessive use of automobiles at peak times and a low vehicle occupancy rate, aggravating the rates of energy consumption by transportation. Keywords: Development, Energy, Environment, Mobility, Transport | pt_BR |
dc.format.extent | 110 p. : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Energia - Consumo | pt_BR |
dc.subject | Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.subject | Transporte publico | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | Uma análise do consumo de energia no sistema de mobilidade urbana : estudo de caso Curitiba | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |