Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Giancarlo Telles, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherDoré, Andréa Carla, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T14:29:16Z
dc.date.available2019-05-18T14:29:16Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/58295
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Andréa Dorépt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 07/08/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.80-84pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de História por intermédio de simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo. Para tanto, trabalha-se com a interdisciplinaridade entre a história política e relações internacionais. Descreve-se a trajetória da história política, do auge ao declínio promovido pela crítica dos Annales, a sua posterior renovação como nova história política, dialogando com conceitos da ciência política e da sociologia. Analisase como são abordadas guerras nos livros didáticos do PNLD para o triênio 2018- 2020, destacando inexistir um conceito de guerra válido para todas os conflitos estudados. O produto pedagógico apresenta um roteiro da atividade, composto pela apresentação ao professor, ao aluno, o embasamento legal que dá respaldo à atividade. As etapas que compõem a atividade proporcionam um artigo sobre a Guerra do Golfo, textos sobre o surgimento da ONU, composição do Conselho de Segurança e funcionamento do poder veto, além de teorias e conceitos de relações internacionais. O principal ganho dos estudantes com a atividade não é o conhecimento histórico em si, mas a capacidade de argumentar e diálogo com colegas com opiniões contrárias mantendo o respeito, a tolerância e a civilidade. Palavras-chave: Ensino de História. Produção e difusão de narrativas históricas, cultura visual, mídias e linguagens. Guerra do Golfo. Simulação do Conselho de Segurança. Interdisciplinaridade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents a methodological proposal of History teaching through a simulation of the United Nations Security Council during the Gulf War. For that, we work with the interdisciplinarity between political history and international relations. We describe the course of political history, from its peak to its decline brought by the Annales critique, until its subsequent renewal as new political history, dialoguing with concepts of both political science and sociology. This paper analyzes how wars are approached in the PNLD textbooks for the 2018-2020 triennium, highlighting that there is no concept of war valid for all the conflicts studied. The pedagogical product presents a script of the activity, composed by an introduction to the teacher and to the student, as well as its supporting legal foundation. The steps that make up the activity provide an article on the Gulf War, texts on the emergence of the UN, composition of the Security Council and functioning of the veto power, as well as theories and concepts of international relations. The main gain of students with the activity is not the historical knowledge itself, but the ability to argue and dialogue with colleagues who possess diverging opinions, while maintaining respect, tolerance and civility. Keywords: History Teaching. Production and Dissemination of Historical Narratives. Visual Culture, Media and Languages. Gulf War. Security Council Simulation. Interdisciplinarity.pt_BR
dc.format.extent84 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectNações Unidas. Conselho de Segurançapt_BR
dc.subjectCiências sociais - Métodos de simulaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectGolfo Pérsico, Guerra do, 1991pt_BR
dc.titleA Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples